ELEIÇÕES: Conselheiros tutelares serão escolhidos no domingo, 6

Embora unificados, municípios organizam processos de maneira individual. Sabia quem são os candidatos ao cargo no Vale do Iguaçu e como votar

·
Atualizado há 5 anos

No domingo, 6, o Brasil vai eleger os conselheiros tutelares que vão trabalhar pelos próximos quatro anos em prol dos direitos de crianças e adolescentes. O mandato começa em janeiro de 2020.

Apesar de a existência do órgão ser bem difundida, a eleição não tem o mesmo apelo que pleitos para presidente, governadores, prefeitos e outros cargos. No entanto, ela permite a participação popular que, para isso, precisa apenas ir até o local de votação apresentando o título de eleitor e um documento com foto.

Para votar, é preciso ser eleitor na cidade onde ocorre a disputa. As eleições para o Conselho Tutelar são realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Serão eleitos cinco membros titulares e outros cinco suplentes.

 

Em União da Vitória, as eleições terão 12 candidatos na disputa. A votação será realizada no primeiro piso da Estação União, das 8 às 17 horas.

“A participação da população na eleição para o Conselho Tutelar é de suma importância, pois, serão estes representantes que irão atuar na defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. O cidadão tem um papel importante no processo de escolha dos conselheiros tutelares, isso define a qualidade de atendimento, o voto é uma das formas em fazer a sua parte na defesa e proteção das crianças e adolescente”, afirma a presidente do CMDCA, Simone Andrea Sacks.

A apuração dos votos começa tão logo a votação termine. Com não serão usadas urnas eletrônicas, a contagem pode levar um pouco mais de tempo.

Disputam as cinco vagas, 12 candidatos em Porto União. No município, diferente de União, haverá sete locais de votação. São eles: as escolas, Antônio Gonzaga, Nilo Peçanha, Coronel Cid Gonzaga, Clementino Britto, os núcleos educacionais Frei Deodato e João Fernando Sobral, além da igreja do bairro São Pedro.

conselho-tutelar-candidatos