MEC lança simuladores do Enem e acessos ultrapassam 1 milhão de estudantes

Plataforma foi lançada no mês passado. Próximas provas estão marcadas para junho, agosto e outubro

·
Atualizado há 10 anos

GrXXficoXEnemO Ministério da Educação começou o ano cheio de mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Uma delas foi anunciada no mês passado pelo ministro Aloizio Mercadante. Trata-se de um simulador nacional do Enem. Esse simulador faz parte da chamada Hora do Enem, que é uma plataforma online de estudos e de programas de TV.

A Hora do Enem é voltada para os 2,2 milhões de estudantes no terceiro ano do ensino médio. Para participar, o estudante, seja de escola pública ou privada, precisa fazer um cadastro. Além dos simulados, a plataforma oferece aulas e exercícios. Cada estudante recebe um plano individual de estudos de acordo com os objetivos no exame.

O programa é baseado no projeto Geekie Games, desenvolvido desde 2013. Quando o aluno se cadastra pode escolher seu objetivo e o curso que quiser fazer. O próprio computador calcula o tempo que o aluno precisa para estudar. O aluno, então, recebe o plano de estudo individual com as aulas que precisa assistir e exercícios para fazer.

As aulas são disponibilizadas online, em plataforma denominada Mecflix. No dia do lançamento Mercadante reforçou a importância dos estudos na plataforma. Segundo ele duas horas e meia de estudos por dia melhoram em média 30% o desempenho no Enem.

Pelos menos mais três simulados nacionais serão feitos até a data do Enem. Haverá provas nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato da prova e terá dois dias de duração. Não existe simulado da redação.

Além do acesso pela internet, a Hora do Enem veicula diariamente, às 18 horas, aulas nos canais públicos, comunitários e universitários na televisão em todo o País. Nos finais de semana, há reprise dos programas. A intenção é possibilitar o acesso daqueles estudantes que não possuem conexão com a internet.

Para acessar basta entrar no link: tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem.

Acessos

A plataforma Hora do Enem registrou 1,1 milhão de acessos desde o dia 5 de abril, quando foi lançada. Os estudantes inscritos no programa que não têm acesso à internet tinham até ontem para pedir uma vaga em universidades e institutos federais para fazer o simulado online para o Enem. O prazo terminaria na última sexta-feira, 15, mas foi prorrogado.

Provas

As inscrições para o Enem serão abertas às 10 horas do dia 9 de maio e terminarão às 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68, valor maior que os R$ 63 cobrados no último exame.

O estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59. Para aumentar a segurança e evitar fraudes, nesta edição de 2016 será colhida a impressão digital dos candidatos.

Mais informações pelo site: enem.inep.gov.br.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!