Morador de União da Vitória selecionado para Programa em Língua Alemã da UFPR

Gabriel Caesar, egresso de Letras Português/Inglês da Fafiuv, hoje campus da Unespar, é professor / formador no Curso desde 2017

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Arquivo pessoal).
(Foto: Arquivo pessoal).

Já havíamos dito em 2017, inclusive em reportagem aqui, no Portal Vvale, que Gabriel Caesar sempre foi um estudante irrequieto e que depois de formado também. Egresso de Letras Português/Inglês da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), hoje campus da Unespar, Gabriel já deixou claro que ofício do professor do ensino superior não é apenas ensinar, mas também a pesquisa e a extensão.

“Ao optar por seguir essa carreira, ficou muito claro para mim a necessidade de especialização na área.  Após minha graduação no Curso de Letras da antiga Fafiuv, realizei meus estudos de mestrado na Universidade Federal do Paraná e na Universität Leipzig, na Alemanha”, conta.

A novidade é de que o morador de União da Vitória em 2019 foi novamente selecionado para o Curso de 2ª Licenciatura em Letras Alemão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na função de professor / formador no Curso. Seu nome já é selecionado desde 2017.

uniaodavitoria-professor-cursoalemao

De acordo com o professor, o curso é uma iniciativa institucional da Universidade, mas que foi idealizado pelo Professor Paulo Soethe, ganhador do prêmio Irmãos Grimm de 2015 e, considerado o maior germanista brasileiro da atualidade.

“O programa é uma resposta à demanda por mão de obra qualificada no ensino de língua alemã no Brasil. As aulas do curso acontecem regularmente na cidade de Joinville (SC) e Curitiba (PR). Uma forte justificativa para a formação de professores de língua alemã é de que diversas empresas da Alemanha têm buscado entrada no mercado brasileiro através de filiais e parceiros sediados no país”, conta.

Gabriel comenta também que o conhecimento de línguas estrangeiras, amplia perspectivas profissionais, que além de boa formação profissional também dispõem de conhecimentos linguísticos que colaboram com o desenvolvimento de suas atividades profissionais e que facilitam sua compreensão dentro de um ambiente internacional e intercultural.

“A ação proposta pela UFPR tem um caráter efetivo em médio e longo prazo, numa melhora no âmbito educacional, no que tange à oferta de língua estrangeiras, sobretudo alemão e inglês”, explica.

O perfil dos alunos selecionados é preferencialmente de licenciado em língua inglesa, a fim de que também obter uma licenciatura em língua alemã e passar por um processo de atualização e expansão profissional. Há três turmas ativas no curso, até o presente momento. Para a seleção é fator determinante que o candidato tenha uma licenciatura prévia e seja professor da educação básica.

Os alunos regulares do curso com aproveitamento satisfatório têm a possibilidade de cursar disciplinas no Instituto Herder, na Universidade de Leipzig, Alemanha. Todo o curso é gratuito e tem intenção de qualificar professores da educação básica.