Novo campus da Unespar ficará próximo do IFPR

Tramite acontecia desde 2013. No terreno, o primeiro bloco já está em projeto

·
Atualizado há 4 anos

Primeiro bloco da nova sede já começou: Unespar ficará no bairro São Sebastião. (Foto: Divulgação).
Primeiro bloco da nova sede já começou: Unespar ficará no bairro São Sebastião. (Foto: Divulgação).

Foi lá em 2013 que tudo começou. Precisamente no dia 18 de outubro daquele ano, uma sexta-feira, quando o final da audiência pública teve o pedido para a construção de um novo campus para a Unespar de União da Vitória foi colocado em pauta.

“Os motivos alegados à época e, ainda mais legítimos nos dias atuais, eram: falta de espaço para a criação de novos cursos e projetos; inadequação para dividir o espaço com a Escola José de Anchieta, dadas as necessidades específicas tanto da Universidade, seu público e demandas quanto da própria escola; falta de estacionamento próximo à Universidade, uma vez que seu entorno era pressionado por automóveis retirados do centro pela cobrança do estacionamento rotativo e outros mais”, diz parte do texto enviado à reportagem pela equipe da instituição.

A solicitação do terreno foi rápida e atendida pelo então prefeito Pedro Ivo e, poucos dias depois, uma comissão foi recebida na prefeitura. O local já estava definido: um terreno no bairro São Cristóvão, vizinho ao Instituto Federal de União da Vitória (IFPR). A cessão foi formalizada por Lei (a de número 4.336, de 26/11/2013, depois alterada pela Lei 4.444, de 28/10/14) com a determinação de dois anos para o inicio da obra.

“Foi uma conquista importante, mas que trazia o enorme desafio de encontrar meios que permitissem a viabilização da construção de um primeiro bloco e, na medida do possível, dos demais que seriam necessários. Devido a dificuldades na consecução de recursos à época e conforme legislação, a posse do terreno voltou para a municipalidade. Iniciava-se a luta pela retomada da posse do terreno”.

(Foto: Unespar).
(Foto: Unespar).

Finalmente, em 2019, após contatos e intervenção parlamentar, como a do deputado Tadeu Veneri (PT), o pedido para o processo de construção foi atendido. Com recursos da Assembleia Legislativa do Paraná, a Unespar foi contemplada com recursos de aproximadamente R$ 1 milhão, E, correndo contra o tempo, os membros da comissão de infra-estrutura do Campus iniciaram as conversas para a recuperação do terreno do novo complexo.

“Após algumas reuniões, a atual gestão municipal procedeu a devolução do espaço para o campus e, assim, conseguiu realizar todos os processos necessários para receber os recursos em 2019, licitar a obra e, enfim, começar mais uma fase de sua história de 60 anos. No começo deste ano, para fins de início da construção do primeiro bloco da nova sede, tivemos o apoio da Prefeitura. Houve, ainda, o comprometimento da atual gestão na continuidade da limpeza do restante do espaço, na pavimentação, iluminação e logística de transporte no entorno”, continua o texto da instituição.

E, justamente no ano em que a Instituição se torna sexagenária, a antiga FAFI vê o início da construção de seu novo campus. Trata-se de um primeiro bloco, mas é mais um primeiro passo. “Que seja um novo primeiro passo de muitos que virão. E eles virão”.

“Sabemos do enorme desafio em conseguir recursos em um momento no qual as finanças do Estado e da União estão bastante afetadas, mas não vamos parar. Sabemos que, com o apoio da comunidade de União da Vitória e região, apoio de nossas lideranças políticas, como Tadeu Veneri, Hussein Bakri, Santin Roveda e Bacchir Abbas, aos quais deixamos nossos sinceros agradecimentos, a comunidade da Unespar: acadêmicos, docentes e agentes universitários, vai conseguir construir um Campus que seja digno de representar nossa cidade e auxiliar na construção de uma sociedade cada dia mais democrática, justa, plenamente inclusiva e equânime. Que seja um novo primeiro passo de muitos que virão. E eles virão”.