O impacto da leitura na saúde em tempos de isolamento

·
Atualizado há 3 anos

 

A leitura sempre tem sido uma arma desde os tempos mais antigos da história da humanidade, afinal de contas, houve queimas de livros durante a Idade Média e o conhecimento era considerado perigoso.

Nos dias de hoje, alguns séculos depois, a leitura é considerada essencial para o desenvolvimento cognitivo e é extremamente importante para a manutenção da saúde mental.

Independente do tipo de texto que se lê, desde textos informativos e instrucionais como por exemplo o que é um texto narrativo, dissertativo e argumentativo visando aprender coisas novas

Até a leitura de obras literárias fictícias, livros de auto-ajuda, histórias em quadrinhos e diversos outros tipos literários é recomendada a pessoas de todas as idades como uma ótima forma de se manter a saúde.

Pensando que várias atividades hoje em dia estão suspensas, restritas ou limitadas, a leitura tornou-se um poderoso instrumento, aliado e companheiro durante o período de isolamento.

Portanto, no artigo de hoje veremos a importância da leitura e alguns benefícios de se ler notícias positivas, livros e textos ao longo desta pandemia.

Contexto de pandemia e isolamento

Desde o início de 2020, a vida das pessoas foi completamente alterada e virou de ponta-cabeça devido ao surgimento e avanço da pandemia do coronavírus.

Como a transmissão do vírus se dá através do contato com infectados através da inalação do vírus, o isolamento social e o distanciamento se tornaram ferramentas fundamentais para barrar o avanço do vírus.

Ou seja, o contato entre as pessoas diminuiu significativamente e isso teve impactos drásticos na saúde mental da população como um todo.

Um setor da sociedade que foi fortemente afetado foi a Educação, de modo que projetos acadêmicos nas normas ABNT e diversos outros modelos de pesquisa foram interrompidos.

Num geral, diversos setores da sociedade foram afetados, como o comércio e os serviços. E com uma crise econômica e financeira, temos outro fator de risco à saúde mental da população.

A leitura como hábito durante a pandemia

Assim como vimos acima, a saúde mental e psicológica de diversas pessoas foi severamente impactada devido ao isolamento e a outros efeitos colaterais da pandemia do coronavírus.

Pensando na falta de contato, muitas pessoas têm recorrido a livros e a leitura em diversos outros formatos como companheiro neste momento.

De acordo com uma reportagem realizada pela Globo, publicada no site G1, a leitura pode ser uma maneira de viajar e conhecer realidades sem sair de casa, além de ser uma grande fonte de alívio para o estresse e um exercício para o cérebro.

Vários psicólogos afirmam que, atualmente, muitas pessoas estão sob um nível de ansiedade, pressão e estresse sem precedentes.

Ainda, grande parte dos profissionais da área recomendam, sobretudo atualmente, a leitura como um exercício para alívio deste estresse e tensão.

Além do depoimento de psicólogos, existem também relatos nesta reportagem do G1 de diversas pessoas que contam com o exercício da leitura como um companheiro ao longo deste período.

Portanto, se você já possuía o hábito da leitura e ele anda meio enferrujado, não há momento melhor para pegar um livro e começar uma nova jornada.

Benefícios que o hábito da leitura pode trazer

Como vimos, mesmo fora do período de pandemia, o exercício da leitura é essencial para a saúde das pessoas e apresenta vários benefícios aos leitores.

Dentro de todas as benesses e benefícios que a leitura pode trazer a quem lê, podemos elencar algumas segundo o website Laboratório SACE:

  1. Escrever e falar melhor
  2. Aumentar seu vocabulário
  3. Benefícios mentais e cerebrais
  4. Ser uma pessoa melhor e mais empática
  5. Melhora na autoestima
  6. Estímulos na criatividade
  7. Ser uma pessoa mais paciente

Doação de livros aos mais necessitados

 

Já, para aquecer o nosso coração, temos um caso de alunos do ensino médio de Aracajú que realizaram uma grande doação de livros no dia 6 de julho, possibilitando que os jovens mais necessitados tenham acesso à leitura e a todos os benefícios citados ao longo desta notícia.

Por volta de dez alunos do colégio Atheneu Sergipense realizaram a campanha Doe Com Zelo, visando a arrecadação e a doação de livros para os mais necessitados.

De acordo com o coordenador do projeto e dos alunos que desenvolveram esta iniciativa, a ideia é distribuir pelo menos 500 livros até o final da campanha.

Além disso, os alunos reforçam que podem ser doados livros de qualquer gênero, histórias em quadrinhos e quaisquer outros que possam fomentar o hábito da leitura nos jovens.

Esta iniciativa, portanto, atua diretamente em um setor desfavorecido da sociedade, que infelizmente não possui condições de comprar livros.

Sendo assim, é importantíssima, pois quanto mais leitores, mais conhecimento será gerado e melhores condições de vida as pessoas terão ao longo do tempo!