Fase local da Olimpíada de Robótica IFPR é realizada no Campus União da Vitória

As equipes seguem agora para a cidade de Colombo, onde disputarão a fase estadual

·
Atualizado há 5 anos

Equipes que competiram na fase local da Olimpíada de Robótica IFPR 2019 (Foto: Assessoria IFPR - Campus União da Vitória).
Equipes que competiram na fase local da Olimpíada de Robótica IFPR 2019
(Foto: Assessoria IFPR – Campus União da Vitória).

Com torcidas animadas e muita empolgação, o Instituto Federal do Paraná – Campus União da Vitória realizou na última quarta-feira, 15, a fase local da Olimpíada de Robótica IFPR 2019, no prédio da unidade.

A competição contou com 11 equipes formadas por estudantes dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente, ambos integrados ao ensino médio, e do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que disputaram em 5 modalidades: Seguidor de linha júnior, seguidor de linha pró, resgate, mini sumô e sumô.

Para o professor de informática e um dos coordenadores da competição, Douglas Krug, o evento foi o ápice de um trabalho que vem sendo realizado e planejado pelos servidores e estudantes desde o início do ano letivo, e que dá continuidade aos esforços realizados desde 2016, quando os trabalhos com a robótica foram iniciados no campus.

“Não tem como descrever a sensação de ver o fruto dos esforços das equipes sendo prestigiado por tantos espectadores, comemorando e torcendo a cada obstáculo superado, seja da sua equipe ou das outras. Isso fortalece o objetivo principal da robótica no campus, que é a troca de experiência entre os participantes”, comemora Douglas.

Para os competidores, participar do projeto de robótica do campus é uma aula de superação e trabalho em equipe. “Tivemos contratempos, robôs que acabaram não funcionando, mas o momento foi ímpar. Cada um contribuiu como pode uma vez que todos tem suas atividades laborais, familiares e acadêmicas, sobrando pouco tempo para nos reunirmos, mas, ainda assim, conseguimos”, conta o estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sandro Ferreira, que competiu pela primeira vez na olimpíada.

O evento, que foi aberto ao público, contou com a presença de servidores, estudantes, amigos e familiares dos competidores. As equipes seguem agora para a fase estadual, que será realizada em Colombo, no dia 28 de junho.

Confira os primeiros colocados em cada modalidade:

Seguidor de Linha Júnior

  • Equipe: Kant Conosco
  • Robô: eMULAdor
  • Integrantes: Ana Rokenbach – 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Reuel Josafá Kulibaba – 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Silvano de Freitas Vaz Filho – 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Seguidor de linha Pro

  • Equipe: TFCC
  • Robô: O gostosinho
  • Integrantes: Edson Jonas Sozo Júnior – 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Igor de Castro – 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Yonathan Roberto Telesca – 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Resgate

  • Equipe: Kant Conosco
  • Robô: eMULAdor
  • Integrantes: Ana Rokenbach, Reuel Josafá Kulibaba e Silvano de Freitas Vaz Filho.

Mini Sumô

  • Equipe: Apocalipse Now (integrantes do 1º semestre do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
  • Robô: Mastiff Neto / Mastiff
  • Integrantes: Luana Marques, Alex Teixeira de Camargo, Vanessa Glovacki, Sandro Ferreira, Flávio Caziuk, Armstrong Wechorkowski, Willian Dilai, Adriane Honesko.

Sumô

  • Equipe: Apocalipse Now (integrantes do 1º semestre do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
  • Robô: Mastiff
  • Integrantes: Luana Marques, Alex Teixeira de Camargo, Vanessa Glovacki, Sandro Ferreira, Flávio Caziuk, Armstrong Wechorkowski, Willian Dilai, Adriane Honesko.