Palestra marca Dia Mundial do Meio Ambiente no interior do município

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).
(Fotos: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).

palestra-meio-ambienteA prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira, 5, palestra sobre o tema para os alunos da Casa Familiar, localizada em São Domingos, interior do município.

A ação teve entre seus objetivos marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje. A palestra abordou “O foco nos 5 R’s da Educação Ambiental”, ou seja: Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar e Repensar. O assunto foi amplamente debatido entre os alunos.

Para o secretário de meio ambiente, Nei Kukla, ainda há muito a ser feito. “Observamos todos os dias lixo jogado nas ruas e terrenos e cabe a cada um fazer uma reflexão sobre suas ações, destinando o lixo de forma correta, limpando terrenos baldios. Temos coleta de materiais recicláveis no município que permite separar este material que, ao invés de ser jogado na rua ou ir para o aterro sanitário, serve de renda para muitas famílias preservando o meio ambiente”, disse Nei.

Outro objetivo da ação foi desenvolver a educação ambiental entre as crianças. “São eles que herdarão o planeta que deve ser repensado. E só repensar não é suficiente, precisamos agir, iniciando tudo nas nossas casas”, finalizou Nei.

Surgimento

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.