Palestras-show alertam alunos contra o Abuso e à Exploração Sexual

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Assessoria Prefeitura de Canoinhas).
(Fotos: Assessoria Prefeitura de Canoinhas).

Quarta-feira, 22, foi um dia diferente para alunos do 6º ao 9º ano. Durante o dia, os estudantes acompanharam palestras-show promovidas pela Prefeitura de Canoinhas para alertar crianças e adolescentes sobre o abuso e a violência sexual. Foram quatro palestras ao longo do dia na Escola Municipal Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho, para cerca de 800 alunos canoinhenses.

Esta é uma das ações do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) da Secretaria de Assistência Social organizada neste mês do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O tema foi abordado com muita dinâmica e música para crianças e adolescentes. Os super-heróis Capitão América, Super-homem, Batman e Homem Aranha levaram palavras de prosperidade, força, amor, busca pela paz, o compromisso de cuidar-se.

“Nós temos em Canoinhas uma rede de proteção e estas ações em maio complementam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso município levando informação às crianças e adolescentes”, prefeito Beto Passos.

O Creas também promoveu a divulgação de informações contra o abuso via imprensa e em locais de grande circulação de pessoas. Foram colados cartazes pela cidade, no Centro e em pontos estratégicos em bairros como mercados, postos de combustíveis, etc.

Entrevistas em rádios também abordaram a temática. Spots (pequenas propagandas em rádios) também foram veiculados buscando a conscientização da população.

Creas

A secretária da Assistência Social, Cintia Aguiar, lembra que em Canoinhas o trabalho de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é diário e não somente neste mês. “Por meio do Creas, oferecemos apoio e assistência social às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou de violação de diretos”, lembra.

O coordenador do Creas, Fernando Bordin, lembra que é possível identificar alguns sinais de violência: lesões físicas, doenças sexualmente transmissíveis, dificuldades de aprendizagem, comportamento muito agressivo ou apático, tensão, afastamento, isolamento, conhecimento sexual inapropriado para a idade, negar-se a voltar para casa, ideias ou tentativa de suicídio, autoflagelação, fugas de casa, choros sem causa aparente, hiperatividade, comportamento rebelde, desnutrição e aparência descuidada.

O disque denúncia nacional é 100. O Conselho Tutelar de Canoinhas pode ser encontrado pelo telefone 3627-2280, a delegacia no 3622-4080, a Polícia Militar pelo 190 ou pelo 3627-4100 e o Ministério Público pelo 3621-5604.

canoinhas-palestra-show3

canoinhas-palestra-show2