Durante todo dia desta quarta-feira, 21, acontece no Centro Cultural 25 de Julho, a VI Conferência Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente de Porto União.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com a coordenação de Lúcia Zanella, o objetivo da conferência é definir propostas de atuação para assegurar o atendimento às crianças e adolescentes de acordo com a realidade do município.
Conforme a gestora da pasta, Aldair W. Muncinelli, o evento é da maior importância.
“Nós temos que cuidar, prevenir nossas crianças e adolescentes, para depois não ter de correr atrás do prejuízo, por isso essa conscientização”, disse. O evento conta com palestrantes de renome e discussão franca entre profissionais da educação, ação social, vereadores, e crianças e adolescentes, que acompanham tudo atentamente.
Sobre a Conferência
As Conferências de Direitos visam fortalecer o papel dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, que se constituem em importantes instrumentos de mobilização e participação popular na discussão e na busca de soluções para os problemas que afligem a população infanto-juvenil local.
Através das referidas Conferências, cuja realização é de responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da pasta de educação.
Por meio desses eventos é possível obter dados relativos às principais demandas e conhecer melhor a real situação do município, no que diz respeito às estruturas, serviços públicos e programas destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, permitindo assim que sejam identificadas eventuais falhas na “rede de proteção” aos direitos infanto-juvenis e definidas as estratégias de atuação intersetorial necessárias à melhoria do atendimento prestado à população infanto-juvenil em âmbito municipal, de modo a superar progressivamente os problemas – sobretudo de ordem “estrutural” – existentes.




