Projeto “Me Ouça” ganha primeiro lugar no Hackathon Inova Contestado

Jéssica Duarte, estudante do Curso de Sistemas de Informação no IFSC, campus Caçador, comentou que a ideia do projeto nada mais é do que uma contribuição para a inclusão social

·
Atualizado há 5 anos

A equipe Devstorm formada por Jéssica Duarte, Clemerson Medeiros, Stefanie Scharf, Daniele Muller e Josi Stecheleinn, conquistaram o primeiro lugar no Hackathon Inova Contestado, que aconteceu durante a ExpoCaçador 2019. A maratona tecnológica premiou as melhores ideias, com destaque para o aplicativo “Me Ouça”, direcionado para pessoas com surdez e com dificuldade para se comunicar nas emergências.

projeto
(Foto: Uniarp)

Jéssica Duarte, estudante do Curso de Sistemas de Informação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Caçador, comentou que a ideia do projeto nada mais é do que uma contribuição para a inclusão social. Então, realizaram uma pesquisa com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas) que apresentaram a necessidade de um aplicativo como esse. Considera-se que 5,09% da população tem surdez e tem a dificuldade de se comunicar, como por exemplo, com os bombeiros e os policiais.

O grupo vencedor destinou a premiação de R$ 1.500, sendo metade do valor para a Apas e outra parcela para projetos de animais abandonados em Caçador.

Vale ressaltar que o segundo lugar ficou com o Brainstorm, com o projeto “STK” e o terceiro lugar ficou com a Farma Autonomia, projeto que visa automatizar a distribuição de remédios.

Hackathon

É um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios.