Reitor da Uniuv participa de reunião na Câmara de Vereadores

·
Atualizado há 8 anos

?????????????????????????????????????????????????????????
Alysson Frantz, reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv)

Uma reunião na sala da presidência da Câmara de Vereadores de União da Vitória antecedeu a fala na tribuna da casa, do reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Alysson Frantz fez uma explanação sobe o funcionamento da Uniuv. Ele respondeu às perguntas dos legisladores. Indagado pelo vereador Gilmar Jarentchuk sobre bolsas de estudo, Frantz disse que enviou uma minuta de projeto ao Executivo tratando da concessão de bolsas de estudo. Essas bolsas viriam do recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), mas que depende de um projeto do próprio Poder Executivo para ser viabilizado.

Respondendo ao vereador Daniel Rocha, o reitor disse que para 2017, se o executivo quiser devolver o IRRF em bolsas de estudo, recolhido dos funcionários da Instituição, a Uniuv teria cerca de R$ 40 mil por mês para tal fim.

Sobre o Cine Luz, Frantz disse, respondendo ao vereador Carlos Bueno, que o local seria recuperado e colocado a disposição da comunidade e destacou algumas programações que a Uniuv pretende desenvolver naquele espaço. “Desde palestras, simpósios, atividades culturais, artísticas e que o espaço será da comunidade” disse o reitor.

E, finalmente, respondendo ao vereador Julio Adilson Pires, Frantz disse que a Uniuv tem dinheiro suficiente para recuperar totalmente o Cine Teatro Luz. “Temos dinheiro em caixa para recuperar e usar com segurança o Cine Luz. Basta a prefeitura liberar o direito de uso real do prédio“, disse o reitor.

uniuv-reitoria-camaraA prefeitura ainda não definiu como será a “passagem” do Cine Teatro Luz para a Uniuv. Recentemente o Projeto de Lei 18/16, que tratava da autorização para o Poder Executivo conceder o real direito de uso do prédio do cinema desativado da cidade, foi rejeitado por 10 votos a 2 e arquivado na Câmara de Vereadores. O imóvel está nas mãos da prefeitura desde o tombamento pelo Patrimônio Histórico estadual e municipal, em dezembro de 2003. Após a reunião Frantz, que estava acompanhado pelo seu vice-reitor, Lucio Passos e da representante do departamento jurídico da Instituição, Mirian Kmita, conversou informalmente com os vereadores.

O Cine Luz

No dia 6 de outubro de 1951 aconteceu a projeção do primeiro filme no Cine Luz. A juventude formou filas na bilheteria. A ansiedade era grande para assistir a superprodução da Century Fox intitulado A Rosa Negra. Muito mais do que assistir ao filme, a empolgação foi para conhecer o cinema. A inauguração se concretizou durante o mandado do prefeito da época, José Cleto. Nas décadas de 50 e 60, o Cine Luz não foi apenas palco para a exibição de filmes, mas também foi palco para a demonstração do talento de cantores de renome nacional. Entre eles destacaram-se as cantoras Dalva de Oliveira e Emilinha Borba. Após 38 anos de funcionamento, o ‘Luz’ teve sua última sessão no dia 24 de setembro de 1989. Problemas relacionados com a censura dos filmes foi o principal motivo para o fechamento. Contudo, três meses depois o Cine Luz foi reinaugurado durante o Concurso Rainha do Centenário.