SDR Canoinhas realiza etapa regional da Conferência Nacional de Educação

Iniciou nesta terça-feira, 9, na cidade de Canoinhas, a etapa regional da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). O encontro reúne em dois dias, mais de 200 pessoas no auditório do Instituto Federal de Sana Catarina (IFSC) Campus Canoinhas. Participam os seis municípios que compõem a SDR Canoinhas, com participação de profissionais de educação e lideranças municipais de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras, além de membros do Fórum Estadual de Educação.

A abertura contou com a presença do secretário regional, Ricardo Pereira Martin, que ressaltou a importante participação dos envolvidos, na estruturação de uma política de educação de qualidade para a região, estado e país. “O Governo do Estado vem investindo na educação de qualidade com entrega de tablets e lousas digitai, além de muitos avanços na realidade dos catarinenses. Mas sabemos que todos tem que participar e ser protagonistas na evolução da educação catarinense”.

A gerente regional de Educação, Estela Maris Marques, enfatizou que todos fazem parte desta revolução na educação. ‘Vamos agir e mostrar o poder que temos, usando este espaço que no é dado para apresentarmos boas ideias”.

A representante do Fórum Estadual de Educação, Darli Zunino destacou as importantes conquistas que podem ser concretizadas com a participação da sociedade na conferência. “Queremos levar boas propostas desta região par a Conferência Estadual que acontece no mês de setembro em Florianópolis. Este espaço é de todos e vamos contribuir para uma educação cada vez melhor”.

A Conferência deste ano tem como tema: O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. O objetivo do encontro é propor a Política Nacional de educação, indicando responsabilidades, co-responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

As Conferências Intermunicipais/ Regionais seguem o cronograma de discussões em preparação para a Conae 2014, que será realizada em fevereiro, em Brasília. Em Santa Catarina, serão 21 encontros realizados.  Após a etapa Regional, o Fórum reunirá as deliberações de todos os encontros realizados, na Conferência Estadual da Educação. O evento estadual será em Florianópolis, entre os dias 7 e 9 de setembro, e o resultado será levado para a etapa Nacional, em fevereiro de 2014.

As Conferências seguem os 7 eixos previstos no Documento Referência:

I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A Conae tem um caráter mobilizador e propositivo, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o Poder Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação. A etapa regional de Canoinhas é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) por meio da Gerência Regional de Educação.

Também participaram da abertura do evento a supervisora de educação básica e profissional da gerência regional de Educação, Maria Elvira da Rocha Burgardt; secretário municipal de Educação de Canoinhas, Hamilton Wendt, no ato representando o prefeito municipal Beto Faria; diretora do IFSC Campus Canoinhas, Maria Bertília Giacomelli; professo e palestrante do evento, Argos Gumbowsky; além de autoridades regionais, pais, professores, diretores e alunos.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta