
No dia 8 de novembro o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi lançado oficialmente pela presidente Dilma Rousseff. Em seu discurso a presidente Dilma afirmou que o Pacto tem caráter de urgência. “Aquela urgência das tarefas inadiáveis, quando nós não nos conformamos com o fato de que, em média, 15% das crianças em idade… ou seja, até oito anos de idade, em nosso país, não estão plenamente alfabetizadas.” Dilma salientou que o Pacto vai ser aplicado de forma sistemática, “obsessiva”.
As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.
Secretarias de Educação
O município de Porto União por meio da sua Secretaria de Educação já havia aderido ao Pacto no mês de julho. A ação é um compromisso formal assumido pelos governos: federal, estadual e municipal e tem por objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Com isso, de acordo com a pedagoga Ana Paula Casanova os governantes se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental, no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
As ações do pacto nos municípios são organizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A formação continuada para os professores será coordenada pela pedagoga da Secretaria de Educação, Eliane Stringhini. O curso é presencial e tem duração de dois anos com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.
Já na cidade vizinha, União da Vitória o Pacto foi aderido no dia 18 de julho. E de acordo com a Secretária da Educação de União da Vitória, Marli Brugnago as coordenadoras e tutoras já foram escolhidas pela Secretaria. “Nós já decidimos quem vai fazer parte do repasse, e elas já estão em processo para realizarem o curso em Curitiba.” O curso é referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Marli afirmou ainda que o Pacto fornece maior apoio aos alunos e professores, pois o fornecimento de material específico para essa área será um reforço necessário. “Os alunos precisam de materiais novos e atualizados para que eles se interessem. Os professores dão o suporte mas parte da criança a vontade de aprender”, finaliza.
As atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa iniciam no ano que vem.
Mais informações acesse o Portal do MEC.