Secretário discute demandas regionais da Educação

Numa intensa agenda no município, ambos visitaram escolas, reuniram-se com professores e funcionários do Núcleo Regional e ouviram pedidos dos nove prefeitos da Região

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Os olhos da Educação do Paraná voltaram-se para União da Vitória e Região nesta quinta-feira (28). Ao lado do Secretário Renato Feder, o deputado Hussein Bakri (PSD) visitou uma série de colégios, reuniu-se com os funcionários do Núcleo Regional de Educação (NRE) e participou de um encontro com professores.

A agenda ainda reservou uma grande reunião com prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da Educação e do Esporte das nove cidades que fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar).

“Fiz questão de trazer o Secretário aqui porque, só conhecendo de perto a realidade das escolas e ouvindo a comunidade local, o Governo vai de fato poder atender às demandas da Educação e levar o Paraná ao primeiro lugar no Ideb”, afirmou Hussein Bakri.

A ida de Renato Feder a União da Vitória é o pontapé inicial do desenvolvimento que Hussein Bakri planeja trazer para a Educação da Região. Além de ser o representante do Sul do estado na Assembleia Legislativa, o parlamentar é o Líder do Governo Ratinho Junior (PSD) e também o Presidente da Comissão de Educação da Casa pelo segundo mandato consecutivo.

Juntamente com o Secretário Renato Feder e o Diretor-Presidente do Fundepar, José Maria Ferreira, o deputado do PSD visitou cinco colégios estaduais em União da Vitória: José de Anchieta, Lauro Müller Soares, Neusa Domit, São Cristóvão e Túlio de França. Nas conversas, o grupo ouviu as principais demandas de cada instituição, desde os aspectos pedagógicos, a merenda escolar e as obras físicas mais necessárias.

Aos professores, pedagogos e funcionários das escolas, Hussein Bakri reafirmou o compromisso do Governador Ratinho Junior com a Educação e garantiu que a área terá os recursos de que precisa ao longo dos próximos quatro anos. Para isso, o Governo já vem promovendo economias, como a redução de 28 para 15 secretarias (corte anual de R$ 10,5 milhões) e a devolução do avião alugado para uso exclusivo do Governador (R$ 4,5 milhões a menos por ano).

A própria gestão da Educação no Estado também será reformulada, com a definição dos 32 chefes de Núcleo Regional por meio de teste seletivo. “O nosso compromisso é com os paranaenses e não com o mundo político. Por isso, não pouparemos esforços para que as escolas tenham todas as ferramentas necessárias – em pessoal, material, estrutura – para serem as melhores do Brasil, o que certamente se refletirá no desenvolvimento econômico e social do Paraná”, afirmou Hussein Bakri.