Secretários municipais garantem vagas para todos

Aldair Muncinelli, de Porto União, e Ricardo Brugnago, de União da Vitória, fazem diagnóstico do ano, reforçam o período de matriculas e lembram idade escolar para estar em sala de aula – para estes, vaga é garantida

·
Atualizado há 4 anos

A contagem regressiva para o fim do ano letivo já começou. Para os alunos que atingiram boas notas, as férias vêm aí. Para os mais novinhos, é o momento de se preparar para ingressar pela primeira vez na escola. Dezembro e todas suas emoções estudantis, são assunto de bastante preocupação e trabalho na mesa dos secretários municipais da Educação.

Sobre a reta final do ano letivo, bem como sobre as perspectivas para 2020, Ricardo Brugnago, de União da Vitória, e Aldair Muncinelli, de Porto União, falaram à CBN Vale do Iguaçu (e aqui, o portal Vvale compila alguns tópicos). Matriculas – e rematrículas – ampliação da estrutura educacional do município, foram alguns dos assuntos pontuados.

UNIÃO DA VITÓRIA

Ricardo Brugnago, Secretário de Educação de União da Vitória
Ricardo Brugnago, Secretário de Educação de União da Vitória

CBN – Como está o processo das matriculas e rematrículas?

Ricardo Brugnago – Até o dia 27 de setembro, fizemos a rematrícula nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Também terminou no dia 5 de novembro, o período das matriculas. As matriculas nos CMEIs abrem no dia 2 de dezembro. Será uma semana para isso, para crianças de zero a quatro anos. Temos um Lei Municipal, com critérios bem definidos para a conquista dessa vaga. Quem ainda não procurou a escola ou um CMEI, que façam isso agora.

CBN – Existem filas de espera na rede municipal de União?

Ricardo Brugnago – Assumimos a Secretaria da Educação em fevereiro deste ano e uma lista de espera era feita diretamente em cada CMEI, por exemplo. Faltava clareza, até para um planejamento. Agora, neste ano, vamos poder ofertar exatamente as vagas que mais precisam, onde tem necessidade. Agora, não é mais por ordem de chegada, ordem cronológica. Temos critérios. O primeiro, é vaga para a criança com necessidade especial. O segundo, quando a mãe é menor de idade. São vários critérios que favorecem a organização das vagas.

CBN – Alunos a partir dos quatro anos, como isso funciona?

Ricardo Brugnago – Temos o Ensino Fundamental com até 20 crianças em cada sala de aula. Todo esse planejamento traz uma clareza grande para sabermos o número de sala q precisamos. Todos os alunos com quatro e cinco anos, teremos vaga garantida mas não significa na escola que os pais querem, mas teremos condição de alocar essa criança o mais próximo da escola e se for mais distante, fornecemos o vale transporte e outras condições.  Lembrando que crianças que completam seis anos até 31 de março, são matriculadas no primeiro ano.

CBN – Existe uma distância da escola até a casa do aluno?

Ricardo Brugnago – Conforme a Lei, são dois quilômetros. Quem mora mais do que dois quilômetros, recebem o vale transporte.

PORTO UNIÃO

Aldair Muncinelli, Secretária de Educação de Porto União
Aldair Muncinelli, Secretária de Educação de Porto União

CBN – Qual é ou foi o período de matriculas na rede?

Aldair Muncinelli – Tivemos um momento forte em novembro e agora estamos com matricula aberta para o período de férias. Precisamos proporcionar aos pais esse momento, oferecendo uma creche. Escolhemos uma que fica numa situação mais privilegiadas. Neste ano será a creche da Área Industrial, que tem berços e espaços para atender as crianças de várias idades. No dia 5 de fevereiro, vamos começar com nossas aulas em 2020.

CBN – Quais os critérios para as vagas?

Aldair Muncinelli – Na realidade, temos na cidade seis escolas estaduais. Então, usamos o transporte escolar para as nossas escolas. Mas sim, temos um zoneamento. Se mora perto de uma escola mas prefere a nossa, não tem problema e cuidamos na Educação Infantil, para que a criança fique mais perto da escola. Em Porto União não existe fila de espera.

CBN – Qual é a estrutura de Porto União para atender as crianças?

Aldair Muncinelli – O Sobral, por exemplo, passou por uma reforma inteirinha. O espaço físico é ótimo. Estamos com cem por centro dos professores com curso superior.

CBN – Os pais estão mais presentes da vida escolar?

Aldair Muncinelli – Fazemos questão de trazer os pais para a escola e é importante que os pais vivenciem e entendam qual é o espaço que os filos vivenciam. Para os pais e para nós, é algo importante.

CBN – O que a secretaria já promete para 2020?

Aldair Muncinelli – Já temos mais quatro escolas em estudo, escolas de tempo integral. Tudo é gradativo, para que a coisa saia bem feita.

CBN – E a votação para diretores de escolas?

Aldair Muncinelli – Tivemos as eleições nas escolas, um exercício da democracia. A democracia tem que ser exercitada no cotidiano. Muitas pessoas podem pensar melhor do que você sozinha.