UnC mantém aulas remotas para 2º semestre

A Universidade do Contestado inicia o segundo semestre letivo com aulas presenciais remotas no dia 17 de agosto

·
Atualizado há 4 anos

A decisão foi anunciada pelo Conselho Universitário (CONSUN) que, após reunião extraordinária, definiu por unanimidade a continuidade das aulas de forma telepresencial, ministradas ao vivo, gerando a possibilidade de interação plena e em tempo real entre professor e aluno e entre os próprios alunos, conforme a Portaria MEC nº 544/2020. As aulas presenciais retornarão quando autorizadas pelas autoridades competentes.

Os integrantes do CONSUN da UnC levaram em consideração para a tomada de decisão as legislações do Estado de Santa Catarina e dos municípios de Canoinhas, Mafra, Concórdia, Curitibanos, Porto União e Rio Negrinho que suspenderam as aulas presenciais, por conta da necessidade de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.

A Conselheira, professora Renata Campos, considerou a decisão bastante assertiva e prudente tendo em vista o crescente contágio da COVID-19 no estado de Santa Catarina e também uma medida de proteção e cuidado da UnC para com sua comunidade. “A UnC está atenta a todos os decretos municipais e estaduais no que tange ao retorno de nossas aulas, respeitando as medidas de vigilância de cada município e do Estado”, afirma.

 

Membros do CONSUN em reunião virtual com a Reitora Solange Sprandel da Silva
Membros do CONSUN em reunião virtual com a Reitora Solange Sprandel da Silva


Eficiência do Comitê de Ética da UnC

O Comitê de Ética da Universidade do Contestado apresenta 95% de eficiência em relação ao cumprimento dos prazos legais, ficando acima da média nacional, de 75%,na avaliação dos membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep.

A atribuição principal do Conep é a avaliação dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil e para isso mantém contato direto com os comitês das instituições de ensino. Durante capacitação, o CONEP ressaltou a qualidade do trabalho executado pelo Comitê de Ética da UnC, que avalia os procedimentos éticos tanto para as pesquisas internas quanto externas à Universidade.

A reitora Solange Sprandel da Silva ressaltou que o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e social da comunidade. “Parabenizamos os integrantes do Comitê pela seriedade do trabalho realizado e ao Conep pela excelente etapa do projeto de qualificação, garantindo a qualidade da atuação do CEP”.