O avanço nos indicadores de alfabetização marca o trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de União da Vitória. Em 2025, o índice de estudantes alfabetizados chegou a 82%, ante 72% registrados no ano anterior. O resultado representa uma evolução de 10 pontos percentuais em um ano.

O desempenho foi destacado nesta quarta-feira (23), durante o Dia D da Alfabetização, mobilização realizada em escolas de todo o Paraná com foco na leitura e no fortalecimento das práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Em União da Vitória, a programação envolveu estudantes e professores em atividades relacionadas à leitura e à aprendizagem. A enchente do Rio Iguaçu, que afeta o município, alterou a rotina de parte das escolas, com algumas unidades adotando atividades remotas. Mesmo nesse cenário, as ações relacionadas à data foram mantidas.

Para a secretária municipal de Educação, Solange Garcia Behrens, a evolução do indicador está relacionada ao trabalho desenvolvido por professores, equipes pedagógicas, gestores e famílias, além do envolvimento dos próprios estudantes.
O resultado de 2025 coloca a alfabetização como um dos indicadores acompanhados pela rede municipal e serve como referência para o planejamento das ações pedagógicas. A proposta é ampliar o domínio da leitura e da escrita nos primeiros anos da vida escolar, etapa considerada fundamental para a continuidade da aprendizagem.
O Dia D da Alfabetização integra esse processo ao levar para dentro das escolas atividades específicas de incentivo à leitura e ao desenvolvimento das habilidades de alfabetização.