União da Vitória sedia encontro regional de Grêmios Estudantis

Jovens destacam avanços no movimento estudantil e participação dos alunos

·
Atualizado há 6 anos

Encontro objetiva capacitar líderes estudantis na região
Encontro objetiva capacitar líderes estudantis na região

Representantes dos grêmios estudantis de nove cidades da região sul do Paraná participaram, na quarta-feira, 16, em União da Vitória, da 5ª edição do Encontro de Grêmios Estudantis, promovido pelo Núcleo Regional de Educação.  Na oportunidade, os líderes estudantis participaram de palestras, debates e rodas de conversa. Para o chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Ricardo Brugnago, esses encontros servem para motivar os grêmios estudantis, capacitar os líderes e até descobrir novas lideranças que possam contribuir para o desenvolvimento das relações entre escolas e grêmios.

O presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual do Campo Eugênio de Almeida, de Fluviópolis, distrito de São Mateus do Sul, Gabriel Guimarães, explica que o encontro serve para melhorar os planos de ação junto a entidade. “É o terceiro ano consecutivo que eu participo e cada ano melhora mais”, defende. Ele conclui dizendo que os líderes estudantis estão mais politizados, no sentido das políticas de ensino do Estado.

O que é um Grêmio Estudantil

É uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Para que serve um Grêmio Estudantil?

O principal objetivo de um grêmio e sua razão de ser é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem, junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores, da programação e da construção das regras e normas dentro da instituição de ensino. O grêmio também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da administração da instituição de ensino e da comunidade.