Uniformes só após início das aulas

Os 6,5 mil kits serão distribuídos após o início das aulas na rede municipal de União da Vitória. Em Porto União, material deve chegar em maio

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Conforme Calikoski, entrega de kits só ocorre no final de fevereiro
Conforme Calikoski, entrega de kits só ocorre no final de fevereiro

A entrega dos uniformes escolares para os estudantes da Rede Municipal de União da Vitória só deve ocorrer no final de fevereiro. Assim, as aulas começam, mas os kits só chegam mais tarde. “Não temos como entregar antes, mas a partir da semana que vem, os kits já estão chegando”, informa o secretário da Educação, Célio Calikoski. Durante o mês, a sugestão do setor é para que os estudantes usem os uniformes antigos. A exceção é para os alunos novos, matriculados para o primeiro ano: até o final do mês, roupas simples, do cotidiano, podem ser utilizadas.

Recebem o kit todos os alunos matriculados na Rede Municipal, do Maternal II ao quinto ano do Ensino Fundamental. Até o final do próximo mês, 6,5 mil kits serão distribuídos. “As camisetas é um pouco mais. Serão 11 mil no total”, esclarece o Secretário, lembrando que em cada kit há duas unidades dela. O investimento é próprio e chega próximo dos R$ 600 mil. Em União da Vitória, conforme a Secretaria da Educação, a doação do uniforme ocorre desde 2007.

De acordo com Trindade, Plano Municipal da Educação e inclusão serão discutidos com os professores na capacitação
De acordo com Trindade, Plano Municipal da Educação e inclusão serão discutidos com os professores na capacitação

Em Porto União, os kits serão distribuídos para todos os 2,7 mil alunos até o mês de maio. No município, o material é um pouco mais completo. Além das roupas, o pacote reúne tênis, meias e uma mochila. “Além disso nós respeitamos a identidade de cada escola. Por isso cada instituição tem sua própria cor”, explica o secretário da Educação, Bento Trindade. Em Porto União, diferente de União da Vitória o modelo não é padrão. Neste momento, o processo de licitação está em tramitação. “É uma maneira de dar segurança para os alunos e é também economia para os pais”, sorri Trindade.

Capacitação antes das aulas

Em União da Vitória, as aulas recomeçam no dia 6. “É mais cedo, em virtude dos jogos da Copa e também das férias antecipadas”, explica o Secretário. Na semana que antecede o reinicio do ano letivo, os professores participam de uma capacitação especial. Ela acontece nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. Na segunda-feira, 3, os profissionais se reúnem no Cine Luz. Depois, dividem-se em pequenos grupos, para discussões mais pontuais. “Na formação, vamos trabalhar o material de apoio pedagógico. Vamos apresentar o material novo, que vamos trabalhar em sala de aula”, indica Calikoski. “A formação é em cima deste material”, completa.

A capacitação também marca o início oficial do ano letivo em Porto União. Assim, no dia 6, os cerca de 250 professores passam o dia todo no Clube 25 de Julho. “Estamos trabalhando desde o dia 22 na Secretaria com a equipe de pedagogos preparando este retorno. No dia 6, vamos discutir a finalização do Plano Municipal da Educação e a questão da inclusão dos nossos alunos. Estamos muito preocupados com esta questão da inclusão”, pontua Trindade.

Acompanhe o secretário da Educação de Porto União:

Segue aberto, ainda, em ambos os municípios, o período para matrículas e rematrículas. O período vale também para os estabelecimentos de Ensino Infantil. Cada instituição de ensino tem seu próprio calendário e plantão próprios.

Material de apoio pedagógico

Não é apostila, nem livro. Mas, segundo o secretário da Educação de União da Vitória, o material de apoio é bom, inovador e de fácil entendimento. Alunos e professores devem utilizá-lo em sala de aula. O projeto é um desenho dos professores municipais, em parceria com profissionais do campus em União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). “É um material de apoio pedagógico que valoriza as características regionais, a autonomia do professor, uma formação continua e progressiva e a criatividade do aluno”, explica o diretor-presidente do Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IPES), Aurélio Bona. O trabalho é pioneiro e já é uma referência para municípios da região. O material está sendo impresso e a partir de fevereiro, será trabalhado pelos professores da rede municipal.

Para as crianças

Devem ser inauguradas até julho duas novas instituições para atendimento dos bebês e crianças. Conforme a Secretaria da Educação de Porto União, o núcleo Favo de Mel, no bairro São Francisco, e Criança Feliz, em Santa Rosa, serão entregues à comunidade até o início do próximo semestre.

Aulas nas escolas estaduais

Nos estabelecimento de ensino que ficam no Paraná, as aulas recomeçam no dia 10 de fevereiro. Em Santa Catarina, o ano letivo começa no dia 13.