UNIUV promove competição de bombas hidráulicas manuais

A atividade teve como objetivo a aplicação de conceitos estudados na disciplina de Mecânica dos Fluidos

·
Atualizado há 8 anos

FotoX1X-XEquipeXvencedora
(Foto: Reprodução).

Na segunda-feira, 27, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental do Centro Universitário da cidade de União da Vitória (UNIUV) participaram de uma exposição e competição de trabalhos desenvolvidos pelos mesmos, com o objetivo de aplicar conceitos estudados ao longo do semestre na disciplina de Mecânica dos Fluidos.

Idealizada pelo Professor Felipe Moretto, a atividade foi anunciada com dois meses de antecedência. Os equipamentos construídos pelos alunos buscavam a melhor eficiência, tendo como meta elevar a uma altura de 2,5 metros o maior volume possível de água durante o período de um minuto. Seguindo as especificações do regulamento – que limitava os diâmetros de entrada e saída em meia polegada – e concebendo suas bombas em segredo, os 13 grupos participantes apresentaram variados tipos de soluções para cumprir a tarefa.

FotoX2-XParticipantesDentro das normas propostas, o projeto que obteve melhor rendimento foi concebido pelos acadêmicos de Engenharia Civil Josafath Mazur, Kleber Stigar, Renato Stavis da Silva e Rodrigo Sass, conseguindo bombear 19,2 litros de água para o reservatório elevado. Os acadêmicos, que investiram tempo e dinheiro no desenvolvimento do aparelho, ficaram muito satisfeitos com o desempenho apresentado. “É muito gratificante ver funcionar os conceitos aprendidos em sala de aula e, principalmente, ganhar”, declarou Mazur.

Agradeço ao Professor Moretto pelo dinamismo e empreendedorismo frente às suas disciplinas, à Professora Lisandra Kaminski, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, ao Professor Alisson Klein que, juntamente comigo coordena o curso de Engenharia Civil e, em especial, aos nossos acadêmicos que, com garra e vontade, não mediram esforços para elaboração de seus projetos.