Uniuv recebe Reitor da Universidade Tecnológica de Kielce

Convênio com a Polônia deve ser firmado em agosto e prevê parcerias para Graduação, Extensão e Pós-graduação

·
Atualizado há 9 anos

uniuv-visita-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Os reitores da Uniuv, Alysson Frantz e Lúcio Kürten dos Passos, receberam na tarde sexta-feira, 20, a visita do Reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, Prof. Stanislaw Adamczack, e do Chefe de Relações Internacionais Ryszard Maj, para o primeiro contato do convênio que será firmado em agosto, durante a segunda visita da comitiva ao Brasil.

As duas Universidades possuem cursos em comum da área tecnológica o que despertou bastante o interesse pela Uniuv. A Universidade de Kielce possui cerca de 10 mil alunos e é pública, sem fins lucrativos, exatamente nos mesmos moldes da Uniuv. Tudo o que arrecada tem que ser revertida para ela mesma, ou em benefício de seus estudantes.

“É a grande oportunidade que temos para ampliarmos nossa atuação como instituição de ensino superior e isso nos permitirá abrir oportunidades para intercâmbios educacionais e culturais”, destaca o Reitor da Uniuv, Alysson Frantz.

Stanislaw Adamczack, contando com a tradução do Padre Kazimierz Dlugosz, agradeceu pela recepção e mostrou-se bastante surpreso com a estrutura e demandas atendidas pelos cursos de graduação da Uniuv. Aproveitando a abertura que foi dada ao ensino superior, a Universidade Tecnológica de Kielce entendeu por bem fazer visitas in loco às universidades brasileiras.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e ex-reitor da Uniuv, Professor Jairo Vicente Clivatti já estuda a possibilidade de parcerias para cursos de aperfeiçoamento, extensão, lato sensu, mestrado e doutorado. “O fato de as duas instituições serem públicas já abre um leque de possibilidades, as quais passaremos a viabilizar durante a elaboração do termo a ser assinado em agosto”, explica.

O Vice-reitor, Professor Lúcio Kürten dos Passos, e Ryszard Maj já estão em contato direto para a redação dos termos e da elaboração de um roteiro de atividades culturais que a Universidade de Kielce trará a União da Vitória em agosto. A visita foi acompanhada pelo Padre Abel Zastawny.