Análise SWOT: o que é, e como aplicar?

Coach e Consultora no Vale do Iguaçu, afirma que a técnica pode te ajudar a se conhecer melhor, identificando suas forças e fraquezas

·
Atualizado há 4 anos

E aí, o que você sabe sobre a Análise SWOT?

2020-swot-2
(Foto: reprodução)

Fernanda Perdum é entusiasta no assunto.

2020-Fernanda Perdum1
(Foto: Arquivo Pessoal)

Coach e Consultora, com atuação em empresas públicas e privadas, na área de planejamento estratégico e gestão de pessoas no Vale do Iguaçu, ela afirma que a técnica pode te ajudar a se conhecer melhor; identificando suas forças e fraquezas.

Com bom humor, ela julga que a análise pessoal é uma ferramenta poderosa e que é capaz de auxiliar o profissional na jornada do autoconhecimento, enquanto também ajuda a preparar estratégias de ação às empresas.


De acordo com a profissional, o termo SWOT é composto pelas iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (Ameaças).

2020-swot
(Foto: divulgação)

“Se trata de uma técnica de análise frequentemente aplicada em processos, produtos e empresas. Essas quatro características podem ser divididas entre dois ambientes: o interno e o externo”, diz.

Através dela, é possível traçar um panorama da situação e definir qual é o melhor curso de ação a ser tomado.

Sua principal aplicação está no planejamento estratégico, já que cria uma visão ampla sobre a empresa e sua situação atual, auxiliando no processo de tomada de decisão.


Como é possível administrar uma instabilidade dentro da empresa?


Origem

Não se sabe ao certo onde a técnica SWOT se originou. No entanto, o consenso parece ser que ela foi criada na década de 60, na Universidade de Stanford (EUA), por meio do estudo das 500 maiores corporações norte-americanas da época. Sua criação é normalmente atribuída ao consultor de gestão de negócios norte-americano Albert Humphrey. Atualmente, essa é uma das práticas clássicas da Administração.

2020-swot-1
(Foto: divulgação)

O que significa a estima pessoal?


Serviço

Quer saber mais?

Fernanda Perdum pode ajudar através do contato (42) 9920-0063.