BNI foca em networking profissional para promover o crescimento de empresas

A Business Network International é uma organização centrada no desenvolvimento de relacionamentos empresariais voltados à produtividade

·
Atualizado há 3 anos

Alavancar, de forma mútua, o crescimento de negócios de uma determinada região. Esse é o propósito da Business Network International (BNI), empresa fundada em 1985, com atuação em 73 países e presente no Paraná desde 2017. O foco do BNI é o networking profissional, centrado na produtividade e com o emprego de metodologia.

Em visita à União da Vitória para dar início à formação do primeiro grupo da BNI no Vale do Iguaçu, o Diretor Executivo das regiões sul, sudoeste e oeste do Paraná, Reginaldo Ferreira, explicou que o networking proporcionado pela organização é muito mais do que um bate-papo. “A gente entende que nosso networking é profissional porque ele tem que resultar em negócio. Seja ele mais clientes ou até mesmo mudança de perfil do cliente. Talvez você tenha um determinado ticket e quer atingir um ticket mais elevado. E o ‘International’ no nome não é enfeite. É internacional mesmo. Hoje são 73 países. Uma comunidade que já está chegando a quase 280 mil empresários em todos os continentes”, disse.

Reginaldo Ferreira
Reginaldo Ferreira, Diretor Executivo das regiões sul, sudoeste e oeste do Paraná da BNI. Foto: reprodução

Segundo Reginaldo, desde a formação do primeiro grupo no Paraná, em 2017, até o momento, mais de 1,2 mil empresários entraram para grupos de networking da BNI no estado. Nos últimos 12 meses, as quase 30 equipes existentes no Paraná geraram mais de 130 milhões de reais em negócios que foram fomentados por meio da metodologia de networking focado em resultado.

A participação na BNI é indicada para empresas de qualquer porte ou área de atuação. Ao ingressar em uma equipe, a empresa passa a contar com uma rede de referências, em que o produto ou serviço é indicado para terceiros por empresários, que passam a atuar como formadores de opinião. “São líderes, são empresários, são formadores de opinião que vão entender do seu negócio e principalmente que tipo de problema você resolve e que cliente você que atender, que perfil você quer atender. Você tem uma série de empresários para te trazer oportunidades de negócio. Quando um serviço, um produto, um negócio são indicados por alguém de confiança, ele passa a ter um valor maior, então a chance de você concretizar uma venda nesse caso também é muito maior”, comenta Reginaldo.

Colaboração para alcançar bons resultados

 Para Reginaldo, a maior vantagem de se participar de uma equipe BNI é ter uma fonte recorrente de novas oportunidades de negócios. Além disso, também se destaca a cooperação entre os membros de uma equipe, aplicando a metodologia desenvolvida pela organização. “Imagine o potencial de você estar se relacionando rotineiramente com dezenas de empresários que estão ali com o propósito de te ajudar. E é claro que você está ali também com o propósito de ajudar outros empresários. Uma vez que esse é o propósito vocês vão se conhecendo, e uma confiança vai sendo construída e o próximo passo é você passar a se preocupar com o outro que faz parte da sua equipe”, explica.

Os membros passam por uma série de treinamentos tanto para alcançar melhores resultados, quanto tornarem-se melhores líderes e gestores. Mas, para fazer parte da BNI, também é necessário ter um perfil colaborativo. “Uma pessoa altamente individualista não funciona, não vai dar certo. Tem que ser alguém que acredite que juntos conseguimos fazer mais, conseguimos ir mais longe”, relata Reginaldo.

As equipes não possuem tamanho máximo, mas todas devem seguir um princípio básico: apenas um empresário representando uma certa especialidade por equipe. “Num exemplo jurídico, a gente não teria um advogado generalista. A gente teria um advogado especialista em direito tributário, um outro em direito do trabalho, e assim por diante. Isso favorece a gente não ter dúvida do tipo de problema que o empresário resolve, então eu sei exatamente o que ele busca como cliente, do contrário a gente teria sempre que ficar questionando: ‘olha eu tenho um conhecido que se envolveu em um problema de trânsito, você atende? Eu tenho uma família que está em divórcio, você atende?’. Sempre que a gente depende de um esforço maior de compreensão a gente não tem resultado, porque primeiro a pessoa vai ter que fazer o esforço para entender se aquilo está no escopo ou não para depois indicar. Agora, se eu sei que é um advogado tributarista eu não tenho dúvida da demanda que ele atende. Isso facilita que o empresário tenha resultados pois os outros vão entender mais facilmente o que ele faz” explana Reginaldo. O Diretor Executivo também explica que, caso haja entendimento de que dois empresários são concorrentes diretos, eles não participam da mesma equipe, pois cada empresário tem exclusividade de uma atividade dentro de determinado grupo.

Reginaldo também aponta que na BNI só são aceitos negócios idôneos, após uma checagem de CPF, CNPJ, e buscas em sites como Reclame Aqui e Serasa.

Formação da primeira equipe no Vale do Iguaçu

Uma região promissora e com potencial de crescimento muito grande. Essa é a imagem que a BNI tem do Vale do Iguaçu e, segundo Reginaldo, a organização busca contribuir para o avanço da região. “A gente contribui com um auxílio que não é financeiro, é um auxílio de criar oportunidades para que você cresça, para que seu negócio seja mais próspero e temos convicção de que o resultado para nós mesmos será crescimento também, então é uma onda do bem” comenta.

Antes de tomar a decisão de participar da BNI, o empresário interessado é convidado a participar de reuniões de outras equipes para entender o funcionamento da organização e para que possa ver os resultados que estão sendo construídos em outros locais. Atualmente, por conta da pandemia, essas “visitas” estão sendo feitas de forma online. “Fica o convite para empresários da região visitarem o nosso site e conhecerem um pouco do que a gente faz, para depois então tomar a decisão de encampar esse desafio de formar o primeiro time”, salienta Reginaldo.

A expectativa é que em poucos dias o Vale do Iguaçu tenha seus primeiros membros da BNI, e que em algumas semanas aconteça um evento online de inauguração da primeira equipe.

Os interessados em participar podem entrar em contato com Reginaldo Ferreira pelo email contato@bnivri.com.br.