Vinhos de Bituruna recebem medalhas de ouro na WBA 2020

Escolha envolveu mais de dois mil rótulos e a Vinícola Sanber venceu em três categorias com o Vinho Tozetti

vvale-vinhos-bituruno-viniculasanber1

 

O Wines of Brazil Awards é o maior concurso do segmento de vinicultura e consagra os melhores vinhos do país em várias categorias, além de ser uma fonte de orientação e identificação para o mercado de vinhos de alta qualidade. Neste ano, o concurso envolveu 2048 rótulos e 164 vinícolas.

Nossa região foi consagrada nesta premiação, ganhando destaque no cenário de enologia nacional. A Vinícola Sanber de Bituruna venceu em três categorias com o seu rótulo Tozetti.

Há mais de 80 anos a Vinícola já trabalha para inserir Bituruna no mercado de vinhos de alta qualidade. Hoje são duas linhas a Tozetti e a Sanber.

 “Falar é fácil, mais provar que temos aqui produtos de qualidade da muito mais respaldo”, explica a enóloga da vinícola Michele Bertoletti Rosso.

Pensando nisso, três rótulos foram envidados pela primeira vez para o concurso, e para a surpresa os três foram premiados: Tozetti Merlot, Tozetti Cabernet Sauvignon e o queridinho e único Casca Dura.

 

(Foto: reprodução). Michele Bertoletti Rosso
(Foto: reprodução). Michele Bertoletti Rosso

 

Tozetti Merlot

O Tozetti Merlot faz parte da carta de vinhos finos da Sanber. Ele conquistou a medalha Gold no concurso. Produzido com uvas tintas – as mais famosas do mercado – sua produção é feita com frutas finas selecionadas, com alta maturação, além de uma leve passagem por carvalho. Segundo Michele, ele é um vinho alegre, feito para ser consumido todos os dias e harmoniza bem com carnes e massas. Este vinho é da safra 2018 e possui uma tonalidade violeta, com uma sensação mais suave em sua degustação e com um preço de mercado muito acessível. 

 

Tozetti Cabernet Sauvignon

O Cabernet Sauvignon, embora seja parecido com o Merlot, apresenta uma coloração mais avermelhada e é um vinho mais forte. As diferenças entre ambos são sutis e podem passar despercebidas. Ele também é indicado para o dia a dia e um belo acompanhante para massas.

“São vinhos que podem ser consumidos com facilidade, e ao mesmo tempo apresentam complexidade. São ricos em aroma e corpo”, destaca a enóloga.

No concurso, o Cabernet conquistou a Medalha Commendend e também faz parte da safra 2018.

vvale-vinhos-bituruno-viniculasanber2

 

Casca Dura

O vinho Casca Dura é um dos ícones do município, feito com uma uva única cultivada em Bituruna. A produção desta espécie de uva é feita em pequena escala mundo a fora. Segundo Michele, em Bituruna, o clima garante que esta  uva fique no ponto ideal.

 

 

 

 “Temos aqui uma complexidade aromática ímpar, nossa altitude, o solo e nosso clima transformam essa uva em algo indescritível”.

É um vinho branco perfeito para tomar gelado, acompanha peixes, arroz e risotos. O casca dura surpreendeu nesta safra 2020.

“A safra deste ano foi espetacular”, lembra Michele.

Esses e outros produtos já estão no mercado, com várias opções de entrega.  Entre elas, a entrega direta no endereço do comprador ou para quem preferir, direto na fonte. A Vinícola Sanber conta com um belíssimo museu, visita guiada e até um mini curso de degustação.

Bituruna é hoje oficialmente a capital paranaense do vinho. O município está em processo final de receber o IG – Indicação Geográfica para os vinhos Casca Dura e Bordo. Além disso, os produtores já adotaram a marca Vinhos de Bituruna, que tem o objetivo de mostrar a qualidade da produção no segmento e ainda elevar o nome da região.

“Com isso vamos definitivamente  ficar no mapa da vinicultura nacional”, finaliza a enóloga.

 


Conheça a Vinícola Sanber

Linha Rosário/Rota do vinho em Bituruna – PR

Telefone: (42) 3553-2652
www.vinicolasanber.com.br
Acompanhe nas rede sociais:
www.instagram.com/vinicolasanber
www.facebook.com/vinicolasanber

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta