UNC: Ana Claudia Flenik assume direção do campus de Porto União

Professora, que completa dez anos na instituição em 2019, é a primeira mulher na função desde a transformação do núcleo em campus

·
Atualizado há 5 anos

Ana Flenik: liderança do campus e tranquilidade na gestão
Ana Flenik: liderança do campus e tranquilidade na gestão

A advogada e professora há uma década na Universidade do Contestado (UnC), Ana Claudia Flenik, assumiu no dia 1º a direção do campus de Porto União da instituição. Essa é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo. Ana, que recebeu com surpresa o convite da reitora, Solange Sprandel da Silva, acredita que a função é, de fato, desafiadora, mas que com tranquilidade e organização, é possível desempenhar um bom trabalho. “Recebi com muita surpresa e fiquei emocionada. Sou prata da casa, minha docência começou na UnC e assim pretendia ficar, em sala de aula, por um bom tempo”, afirma.

No cargo, a advogada é sucessora do professor, Marcos Tadeu Grzelczak, que colocou o cargo à disposição para cuidar de outros projetos. A gestão não tem um tempo oficial de duração. “É um cargo de confiança da reitora e ela mantem pelo tempo que desejar”, explica a diretora.

A nova diretora está se ambientando com as atribuições do novo cargo. Bastante dinâmica, Ana vai às reuniões – em Porto União e em Mafra, onde fica a reitoria – e dentro de suas metas, quer dar ainda mais visibilidade aos cursos de Direito (que em 2019 completa 20 anos), da Ciência da Computação e de Psicologia. A preocupação é pela qualidade, especialmente dos docentes, que aí, em sala de aula, conseguem formar profissionais mais qualificados. “A universidade sempre primou pela qualidade e titulação de seus docentes. Quero manter isso. É o nosso diferencial. Além disso, somos universidade e isso faz a diferença. Quero manter a qualidade de ensino e melhorar as condições do campus, para que os alunos possam desenvolver os estudos da melhor maneira possível”, sorri.

E dentro das novas ações, vem novidades ainda para este ano. A principal delas é o ‘Passaporte do Conhecimento’, proposta de oferta de bônus para algumas situações. Por exemplo, terá desconto o estudante que vem transferido de outras instituições de ensino. “Para que deseja estudar na UnC, o desconto pode ser de 20 a 30% na mensalidade, algo bem razoável dada a nossa situação econômica atual no País”, explica Ana. Outra bonificação vai para os alunos da UnC que indicam a instituição para outros futuros estudantes. “Para cada aluno indicado, há desconto que pode variar de 10 a 50% na mensalidade”.

A UnC de Porto União, que também é um dos polos dos cursos à distância, acompanha o Passaporte do Conhecimento e com ele, a gratuidade da primeira mensalidade do curso escolhido. “Muito comemorado também é o bônus de 30% de desconto para quem quer fazer a segunda graduação na nossa universidade”, comemora a diretora do campus. As bonificações valem para todos os procedimentos feitos até o dia 15 de março. “Recebemos com muita alegria essa decisão da reitoria e que vai facilitar a entrada dos estudares na nossa universidade, o que a torna, além de excelente em qualidade, mais competitiva”, avalia.

O campus da UnC em Porto União, agora sob a batuta de Ana Flenik, é um dos seis da instituição. A Universidade, em 2020, completa 50 anos de história. “Entendo que nós mulheres temos um jeito diferente de trabalhar, conseguimos integrar nosso ambiente de trabalho e penso que nossa universidade será assim também”.