União da Vitória salta da posição 254 para 19ª na geração de empregos

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Os dados da Agência do Trabalhador de União da Vitória, num comparativo entre 2016 e 2018, apresentam um novo momento econômico e de desenvolvimento. Enquanto a instabilidade do mercado de trabalho, ainda, é tema debatido no cenário nacional, a cidade avançou significativamente nos últimos dois anos, na gestão do prefeito Santin Roveda e vice-prefeito Bachir Abbas.

Em 2016 havia sido ofertado um total de 422 vagas de trabalho com, apenas, 157 desempregados contratados. No ano seguinte, 679 vagas disponibilizadas com 494 contratações e, em 2018, o número de vagas foi de 801 (quase dobrou) com a contratação de trabalhadores ainda maior, crescimento de 443%, saltando para 696 empregados registrados em empresas locais, após oferta de vaga e encaminhamento via Agência do Trabalhador.

A cidade de União da Vitória saiu da incômoda posição 254, no ranking dos municípios paranaense em 2016, para atingir o top 20. Fechou o ano de 2018 na 19°posição. Em números totais foram 5346 admitidos e 4940 demitidos, gerando um saldo positivo de 406 postos de trabalho, conforme a Agência do Trabalhador.

A informação, ainda, aponta os setores que mais contrataram em 2018. A linha de produção das indústrias ocupa o topo do número de vagas ofertadas, seguida do comércio na área de vendas. Administrativo em escritórios, em geral, é o 3º setor que mais empregou no ano passado.

uniaodavitoria-empregos-geracao (1)

Em outras frente, a prefeitura ofereceu formação profissional. No ano de 2018 foram disponibilizados cursos gratuitos de qualificação nas áreas de panificação e confeitaria; costura e customização de peças de vestuário e mecânico de motocicletas.

Dando continuidade à melhoria na oferta de mão-de-obra, neste ano de 2019 já iniciaram cursos de eletricista predial; comandos elétricos industriais; instalação de alarmes, cerca e portão eletrônico. Tudo na parceria entre prefeitura, Senai e Agência do Trabalhador

“A agência teve um up na administração nossa com o vice-prefeito Bachir Abbas. Um crescimento pelas melhores condições de trabalho que tivemos e mais oportunidades aumentando a nossa credibilidade para com as empresas. Também, com o aumento de 2017, nós recebemos um carro novo do Estado para poder estar fazendo visitas nas empresas”, explica o prefeito.

“Estamos tentando fazer um trabalho que supra a necessidade do empregador como, também, do trabalhador”, completa Santin Roveda. Sua gestão tem fomentado apoio à Agência do Trabalhador e buscado caminhos de promoção de renda para o desenvolvimento da região.