Os vereadores de União da Vitória realizaram nesta segunda-feira-feira, 6, a 35ª Sessão Ordinária. E como tem sido nas ocasiões anteriores, poucas pessoas da comunidade apareceram para acompanhar o trabalho parlamentar, e, assim sendo, as pessoas que comparecem praticamente são sempre as mesmas.
A sessão que se principiou às 19h04, contou com a presença dos 13 edis, iniciou com a leitura da ata, depois comunicações da presidência, que na ocasião, divulgou o afastamento do cargo por 31 dias do vereador Gilmar Carlos Pogolgelski (PV), a contar em 1º de novembro, assumindo, já nesta noite, o suplente Eugênio Covalchuk Primo (PV).
Em seguida passou-se para a ordem do dia. Antes da leitura dos documentos constantes em pauta, o vereador Jair Brugnago (PSDB), pediu vista do projeto que altera os cargos comissionados que compõem a estrutura organizacional da Prefeitura de União da Vitória.
Conversas paralelas
Uma situação verificada nesta noite há de ser registrada. Enquanto a Sessão discorre, muitas conversas paralelas perpetuam na antecâmara. São risos e ‘prosas’ em alto tom. A plateia ficou por alguns minutos, enquanto se ocupavam da tribuna, com um ouvindo cá, outro lá.
Homenagem
Durante a Sessão, os edis aprovaram conceder o título de cidadão honorário de União da Vitória ao senhor Edson Aires da Silva, ex diretor das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu.
Tempo do uso da tribuna
Três pessoas se inscreveram para o uso da tribuna nesta noite. O tempo permitido para o uso da mesma é de 15 minutos, porém os falantes não respeitaram ‘este tempo’ e seguiram falando, falando, mesmo embora o Presidente Almires Bughay Filho (PSDB) interceda para celeridade do pronunciamento. O que nos parece, é a empolgação por parte dos usuários no seu momento de uso, com fala demais, e informações de menos.
Cadê o Cine Teatro Luz?
Os educadores do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) se fizeram presente na Sessão, para prestigiar a fala na tribuna do reitor da Instituição, Alisson Frantz. O reitor discorreu sobre os projetos em andamento da Instituição, quando foi interrompido pelo Presidente da Câmara para ir direto ao assunto. Os vereadores haviam solicitado uma explicação sobre o retorno do Cine Teatro Luz.
O reitor disse que a Instituição praticamente redesenhou o Cine Teatro Luz, pois as plantas encaminhadas pelo Executivo não condiziam com a edificação do Patrimônio Público. “Redesenhamos centímetro a centímetro do prédio para que conte agora todas as informações técnicas do prédio”, disse.
Alisson deixou claro aos edis que o problema não é financeiro e o que falta para a abertura do edital para a recuperação do Cine Teatro Luz, neste caso, telhado, cadeiras, parte hidráulica e elétrica, entre outros, é a liberação por parte da Secretaria de Estado da Cultural e Patrimônio. “Enquanto um posicionamento oficial por parte do Estado não vier – para a abertura deste edital, nenhuma intervenção poderá ser feita por parte da Uniuv. Estamos tão ansiosos assim como todos estão, porém é um trâmite documental”.
Vale ressaltar que em 2016, o abandono do Cine Teatro Luz já foi pauta de inúmeras discussões, inclusive pela Câmara de Vereadores de União da Vitória. Na ocasião, os edis aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 34/2016, que autoriza o Poder Executivo a proceder a concessão real de direito de uso de imóvel, no caso o Cine Teatro Luz, para o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).
A Uniuv recebeu a concessão real de direito de uso do Cine Teatro Luz em 2016 depois de uma votação na Câmara dos Vereadores. A decisão foi unânime. A Uniuv passou, então, a ser responsável pelo imóvel pelos próximos dez anos, com a possibilidade de renovar o termo por mais dez. Cabe a universidade a reforma e manutenção do prédio, bem como o pagamento de energia elétrica, água, esgoto e outras despesas de funcionamento.
A ideia de transferir o Cine Luz para uma instituição surgiu após a dificuldade da Administração em manter o imóvel. Interditado desde novembro de 2014, por conta de uma rachadura nas tesouras de sustentação do telhado, o Cine Luz já teve a promessa de ser reaberto em seis meses.
A restauração está orçada em 700 mil reais.
Conferência da folha de pagamento da Prefeitura e da Uniuv
O Vereador Jair Brugnago usou a tribuna para cobrar a conferência da folha de pagamento repassada pela Prefeitura de União da Vitória. O edil apresentou dados repassados pela contabilidade onde nos primeiros quatro meses do ano a Prefeitura apresentava índice de 51,52% da folha de pessoal e a Uniuv 53,58%, já demonstrando limite prudencial (que é elevação dos gastos públicos com despesas de pessoal). Já conforme os dados de setembro, a Prefeitura apresentou 52,09% das despesas com pessoal, enquanto que a Uniuv apresenta 57,37%. O que significa dizer que já ultrapassou o limite prudencial. O Vereador pediu uma (re) conferência desses dados para a próxima sessão.
Anteriormente a estes dados, o reitor da Uniuv já havia apresentado a Uniuv em números e finalizou a apresentação dizendo que a Instituição é transparente com a comunidade e que possuiu um superávit acumulado de R$ 33.986.639, 56, conforme dados da contabilidade de setembro de 2017.
Satisfação do suplente
O vereador Eugênio fez o uso da tribuna para falar da satisfação em assumir o cargo por 31 dias. Aproveitou para pedir aos demais edis para que avaliem para a próxima sessão o fato de ser retomado o projeto de lei de sua autoria, em 1985 que trata da moradia econômica, para construção de famílias de baixa renda, sem tanta burocracia. Também falou sobre a reativação da Associação das Câmaras Municipais do Sul do Paraná (Acamsul). A iniciativa partiu de Eugênio que é fundador da entidade, o que ocorreu em 1986. A eleição da nova diretoria da entidade já está marcada. Ela acontece em 18 de novembro.
Indicações
O Vereador Emerson de Souza (PEN) pede ao Executivo para que juntamente com as secretarias responsáveis, atenda ao CEMEI Estela Venâncio Caus, do bairro São Gabriel, no sentido de ampliar o muro já existente porque questões de segurança; além de recuperar as rachaduras já existentes no mesmo.
A vereadora Alandra Roveda Grando (PR), solicita ao Executivo, que verifique a pintura das faixas de pedestres da cidade principalmente faixas em frente as creches e escolas, onde cita a faixa em frente à Escola Lina Forte que está completamente apagada.
Em seguida, a vereadora Alandra solicitou informações sobre se o bairro Ouro Verde está no cronograma de asfaltamento do Município. Porém, caso não esteja, pede a inclusão do mesmo, em razão das ruas se encontrem em declive.
Requerimentos
O vereador Jair Brugnago (PSDB) requer a colocação – em todas as repartições públicas de saúde, de cartazes com as seguintes informações: “Saúde um direito de todos – segundo a Constituição Federal”, também: “Crime de omissão de socorro, entre outros.
O vereador Emerson de Souza (PEN) requer uma nova sala de aula para o CEMEI Estela Venâncio Caus do bairro São Gabriel com o intuito de aumentar o número de vagas e atenda a demanda do bairro.
Por fim, os 13 edis solicitaram a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para que envie a lista das famílias contempladas no Ribeirinha II e o endereço de onde serão realocadas.
Confraternização
O vereador Eugenio convidou a todos os presentes para uma ‘confraternização’ a ser realizada após a finalização da sessão. O cortejo acontece na sede do PV, na rua Clotário Portugal. Ele descontraiu dizendo que o presidente da câmara não permitiu a ação na Casa de Leis, e por isso, seria realizada em uma das salas do partido.
Para refletir
A Sessão foi finalizada às 20h55 e trouxe a seguinte reflexão:
“Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. SI 23:2
…
A próxima sessão acontece em 13 de novembro, com início às 19 horas.
Até!







