Alunos do Colégio Coração de Maria tem aula na Câmara de Porto União

Assunto principal foi a SC a SC 135

legislativo PU (6)Alunos do 9º ano do Colégio Coração de Maria, de União da Vitória, tiveram uma aula sobre as atividades plenárias do Poder Legislativo de Porto União, na noite desta terça-feira, 19.

Os adolescentes, que foram supervisionados pelo professor José Carlos Gonçalves, assistiram atentamente a reunião, com direito a explicações do rito de votações, pelo 1º secretário da casa, vereador Luiz Alberto Pasqualin.

Apesar da presença dos alunos do ensino fundamental, os vereadores não pouparam críticas severas ao governo do estado pela lastimável situação da SC 135, entre Porto União e Matos Costa. O vereador Christian Martins (MDB) sugeriu que a Câmara dê suporte político e visibilidade à Ação Civil Pública, impetrada pelo Ministério Público de Porto União.

legislativo PU (5)Pelas últimas informações colhidas pelos vereadores Gildo Masselai (PSDB), Élio Weber (MDB) e pelo próprio Christian Martins, a empresa que está contratada para executar reformas do trecho da rodovia não está recebendo e o valor do contrato é irrisório, perto dos problemas estruturais da via de rolamento.

A preocupação é porque o Distrito de São Miguel da Serra completa 100 anos em 2019, mas a estrada oferece, desde a sua inauguração em 2004, perigo para os usuários da rodovia.

Os vereadores admitiram que faltou prestígio político para resolver a situação até agora. “Para piorar o governo do Estado está quebrado e se este tapa buracos terminar, não vai durar muito tempo”, disse Christian Martins.

A verba é tão irreal que só para consertar o trecho do “Porto de Areia”, seria consumida toda a verba. Para Martins, dificilmente o trecho será asfaltado de novo. “Resta o desgosto de ter o pior trecho de toda a SC 135”, desabafou.

A pauta

A pauta de votações foi preenchida com votações da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o vereador Élio Weber pediu vistas ao Projeto de Lei, popularmente conhecido como Lei Anti Fogos de Artifício. A matéria volta a tramitar pelas comissões em três dias. A reunião foi preenchida com pronunciamentos  no pequeno e no grande expedientes.