Bandas de música nas Gêmeas do Iguaçu

·
Atualizado há 11 anos

*Por Raulino Bortolini – Presidente da ALVI, Professor*

No ano de 2012, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) publicou no mês de Março (aniversário de União da Vitória) e no mês de Setembro (aniversário de Porto União) artigos, poesias, crônicas e estudos sobre cada um dos munícipios. Neste ano vamos continuar estas publicações que os nossos mais conhecidos Jornais publicarão, principalmente as sextas-feiras, deixo também os agradecimentos da ALVI a estes semanários ou diários de nossas cidades. Os membros da ALVI, pelo sucesso do ano passado, perceberam que estes escritos tornaram meios conhecidos aspectos gerais de nossas cidades e como se diz que “SÓ SE AMA O QUE SE CONHECE” pensamos que estamos contribuindo para amar mais esta terra que habitamos.

Neste artigo quero falar sobreBANDAS DE MÚSICA que tantas alegrias levaram ao  nosso povo e sempre temos a impressão de que alguém nos chamou pra ver a banda passar cantando coisas de amor…

Entre tantas manifestações musicais escolhi esta porque marcou nossa comunidade no século XX e continua no século XXI; sem sombra de dúvida o grande nome desta arte musical foi o do Maestro EMÍLIO TABOADA DIEZ, um espanhol de pequena estatura que durante décadas alegrou nosso povo com sua banda de música LIRA DO IGUAÇU; Maestro EMÍLIO TABOADA embora fosse remunerado pela prefeitura de União da Vitória, tinha a sede da Banda no Colégio São José em Porto União. Ele mesmo preparava seus músicos e também compunha marchas, valsas, dobradas que eram executados nas retretas e festas. Maestro EMÍLIO estudara música em sua terra natal e tinha título de Maestro em conservatório Musical na Espanha.

Radicado nesta terra,manteve dos anos 30 até a metade da década de 70 do século passado a sua LIRA DO IGUAÇU; o tempo passou e o velho Maestro faleceu e com ele sua Banda de Música.

Anos após, o prefeito Gilberto Francisco Brittes encarregou o vereador Décio Pacheco para que desse continuidade e criasse uma Banda de Música; e assim pela lei Municipal N° 1169/80 de 28 de Novembro de 1980 foi criada a Banda Municipal Maestro Emílio TaboadaDiez, justa homenagem ao finado Maestro.

No dia 7 de Setembro de 1981 a Banda Municipal Maestro Emílio TaboadaDiez, desfilava garbosa com seus 30 músicos regidos pelo Maestro Raulino Bortolini ao som do dobrado Bias Fortes e da marcha Coronel Bughey.

Importante, neste momento, é dizer ao nosso povo que a Banda Municipal nestes mais de 30 anos mantêm a Escola de Música onde forma seus instrumentistas. Os que desejarem ser Músicos é só se matricular, as aulas são gratuitas e o instrumento escolhido pertence à Banda, portanto sem custos para os Músicos da mesma. A sede da Banda e da Escola de música funcionam no Estádio Antiocho Pereira, ao lado da AME (Autarquia de Esportes) na Av. Cel. Amazonas, 355, no centro da cidade de União da Vitória. Durante todos estes anos a banda se fez presente de 15 à 20 vezes ao ano, nos mais diversos eventos, desde os carnavais do Clube Concórdia até a cultos religiosos; seu vasto repertório agrada pela variedade de ritmos e pela harmonia do conjunto.

Em 7 de Setembro de 2012, após 31 anos de regência entreguei a batuta ao Maestro Alceu Zonta , atual responsável pela mesma.

Quero deixar meus agradecimentos a todos quantos passaram pela Banda Municipal nestes 32 anos, obrigado pela doação de tantas horas á disposição da Música. Quando a atividade é feita com dedicação e amor é mais gratificante. Ao Maestro Alceu e os atuais Músicos desejo continuidade no alegre espirito da música visto que, sem sombra de dúvida, o maior patrimônio da Banda São seus músicos.