Como selecionar a música certa para o seu próximo vídeo

Escolher uma música para o seu vídeo não é tão simples quanto parece. Há vários aspectos que precisam ser levados em consideração. Um desses aspectos vai determinar se o seu vídeo vai ser deletado das principais plataformas online, plataformas como o YouTube. Pode parecer um pouco complicado, mas não se preocupe. Vamos discutir em detalhes como escolher a música certa para o seu vídeo neste artigo.

 

O maior desafio na hora de escolher uma música para o seu vídeo

Músicas, no geral, são protegidas por direitos autorais. Você não pode simplesmente escolher a primeira música que encontrou e gostou na internet para usar no seu vídeo. As principais plataformas que trabalham com esse tipo de mídia, YouTube sendo a principal delas, tem mecanismos que impedem que vídeos com músicas protegidas por direitos autorais fiquem disponíveis sem qualquer tipo de punição.

Se você colocar um vídeo com uma música protegida por direitos autorais no YouTube, o mesmo vai perder a monetização, no mínimo.

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, vá para um repositório de músicas livres de direitos autorais e escolha a partir dele.

Considere o tipo de vídeo que você está fazendo

Se você vai fazer um vídeo educativo, não há muito sentido em usar rock pesado como música de fundo. Se você vai fazer um vídeo sobre um esporte radical como o surf ou o skate, não há muito sentido em usar música clássica. Você já entendeu o nosso ponto?

Tente usar uma música que se encaixe na vibe geral do seu vídeo. Ou, se tratando de um vídeo longo, use a música que mais se encaixa no vídeo momento a momento. Não há segredos sobre isso, basta usar o bom senso e escolher a música que a sua intuição diz ser a melhor.

 

Considere a sua audiência, se houver uma

Às vezes, criamos vídeos para nós mesmos. São vídeos pessoais, como recordações ou algo similar. Nesse caso, podemos deixar o nosso gosto pessoal falar mais alto. Mas, na maioria das vezes, estamos fazendo vídeos para serem assistidos por outras pessoas. Algumas vezes, até por milhares de pessoas.

Nessas situações, é necessário ter o público alvo em mente. Se estiver fazendo um vídeo para o público mais jovem, escolha uma música mais pop. Se estiver fazendo um vídeo para o público infantil, escolha uma música mais animada. E assim por diante. O segredo aqui é sempre se lembrar que estamos fazendo o vídeo para outras pessoas e não para nós mesmos.

 

Busque por inspiração em grandes canais do YouTube

Ainda não tem ideia de qual a melhor música para usar no seu vídeo? Busque por inspiração! É provável que você possa encontrar vários vídeos populares, sobre o mesmo tópico que o seu vídeo, no YouTube ou em outra plataforma similar. Preste atenção no tipo de música que eles estão usando.

Agora, um detalhe importante, não estamos sugerindo que você deve copiar a música de outros vídeos, mesmo que a música em questão não seja protegida por direitos autorais. Essa dica é apenas para você ter uma ideia do que fazer, não para ter algo para copiar. Ninguém gosta de copiadores, tente proteger sua reputação.

 

Preste atenção ao volume

Ninguém gosta de vídeos com música muito alta. Inclusive, pode ser um grande problema se você estiver criando um vídeo onde há diálogo. Há softwares por aí que ajudam você a manipular o volume das músicas, use-os se for necessário. O segredo sobre músicas em vídeos é que elas devem ser adicionadas de forma sútil. É bem provável que você não quer que as pessoas prestem atenção na música, mas no conteúdo de uma forma geral. Portanto, nada de volume muito alto.

 

Tente não complicar as coisas

Todas as dicas que foram ditas até aqui parecem complicadas demais para você? Sente-se, relaxe e comece novamente. Escolher a música para o seu vídeo não é para ser uma tarefa difícil ou complicada. Se tivéssemos que resumir todas as dicas presentes neste artigo em uma sentença, seria algo assim: Vá para um repositório de músicas livres de direitos autorais e escolha a música que achar melhor.

 

Simples assim. O seu bom senso é o que deve falar mais alto na hora de escolher uma música para o seu vídeo.

Considerações finais

Resumindo nosso artigo, nós temos:

 

• Escolha a música partir de um repositório de músicas livres de direitos autorais

• A música deve se encaixar com o vídeo  

• A música deve ter o perfil da audiência

• Se inspire em grandes canais do YouTube

• Não use música com um volume alto demais

• Use o bom senso e não complique as coisas

 

É basicamente isso. Se você seguir as dicas apresentadas neste artigo, as chances serão de que você vai terminar com um bom vídeo com uma bela música tocando ao fundo. Não perca tempo, vá em frente e escolha a sua música.

 

 

 

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.