É AMANHÃ! Queima da fogueira é a grande atração da festa

Estrutura de 20 metros queima completamente em 8 horas. Atração é histórica, popular e movimenta a comunidade do bairro São Pedro, em Porto União

·
Atualizado há 6 anos

Se a Festa dos Padroeiros, realizada na semana passada já foi um sucesso, a expectativa é de que o feito seja novamente conquistado amanhã e domingo, quando a Festa da Fogueira é realizada. Os eventos acontecem no bairro São Pedro, em uma iniciativa da paróquia do bairro que fica em Porto União. Tradicional, as festas alcançam neste ano a 83ª edição.

No dia 30, a primeira etapa da festa levou para uma das partes mais altas do bairro, um público que aprecia a fé e também novidades. No sábado, o evento começou logo cedo, às 9h, com a abertura da praça de alimentação (com cardápio bastante variado) e com as exposições, montadas por instituições de ensino, empresas e entidades locais.

Para amanhã (sábado) e domingo, a expectativa da organização é de que o triplo de pessoas que circularam no dia 30, participe da segunda e última parte das atrações: a Festa da Fogueira. “Nossa expectativa é de um público bem maior”, confirma Geraldo Cezeski, membro da equipe de organização e voluntário do projeto da festa há 25 anos. “Com o tempo, a gente adquire amor como se fosse a própria casa. Tem que participar”, diz, emocionado.

Se depender do amor que sentem os voluntários da organização e também do tempo, o evento tem tudo para dar certo, muito certo. Conforme a meteorologia para Santa Catarina, o final de semana será estável, sem chuva, com temperaturas amenas, que variam de 12 a 23ºC, condições bem interessantes para quem pensa em fazer um passeio pelo espaço da festa e também para a queima da fogueira, ponto alto de todo o evento.

A estrutura, com 20 metros (ela já foi maior – leia o quadro), será acesa à noite, por das 20h, sob aplausos, fogos de artificio e emoção. O acendimento, automatizado, será feito por representantes das equipes da Liturgia e do Apostolado, grupos religiosos com atuação na Paróquia São Pedro e São Paulo. A exemplo dos outros anos, a queima total da fogueira está estimada em 8 horas.

Depois, a festa continua no pavilhão e em todo entorno, com shows musicais e praça gastronômica. “Acontece depois, o encontro, a confraternização. No domingo, temos missa às 10h, com as dez comunidades da Paróquia, junto com movimentos e pastorais também. Depois tem almoço festivo e, à tarde, os festejos continuam”, convida o padre Fábio, em um vídeo publicada na rede social da igreja.

ESTRUTURA

A Festa da Fogueira não tem limite de idade, embora seja recomendável que menores estejam acompanhados por um responsável maior de idade. Não há cobrança de ingresso. A festa não dispõe de estacionamento próximo, mas a maioria das ruas de acesso são asfaltadas e podem ser usadas para isso. Há várias linhas de transporte coletivo para o bairro São Pedro. A principal, passa na Avenida João Pessoa, a ‘artéria’ da comunidade, em vários horários, inclusive no domingo.

Fogueira, o cartão-postal

Por medidas de segurança, há cerca de dois anos, a estrutura da tradicional fogueira se limita à altura dos 20 metros, o equivalente a um prédio de sete andares, aproximadamente. Mas, a fogueira, marca registrada da festa e do bairro, já foi muito maior. Na década de 70, ela alcançou a marca dos 57 metros.

Para saber mais!

Na página do Facebook, a Paróquia São Pedro e São Paulo dispõe de fotos, da programação e de todos os demais detalhes da festa. O endereço é o https://www.facebook.com/psaopedrosaopaulo/.