Famtour proporciona parcerias entre Agentes Turísticos de Curitiba e Cidades Irmãs

O evento foi realizado durante três dias. A estrutura impressionou os visitantes

·
Atualizado há 12 anos

*Por Ana Cabral* 

“União da Vitória e Porto União estão preparados para receber muitos turistas. Nesses três dias vocês puderam comprovar isso”.

A frase da responsável pela regional Centro-Sul do Serviço de Apoio às Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Nádia Terumi Joboji, encerrou na tarde de quinta-feira, 20, o primeiro FAMTOUR em União da Vitória.

 

O evento foi realizado durante três dias em União da Vitória e Porto União e reuniu Agentes de Operações Turísticas vindos de Curitiba e região.

Organizada pelo Conselho de Desenvolvimento do Turismo de União da Vitória (Codetur) e a Rede Empresarial de União da Vitória e Porto União com o apoio do Sebrae-PR, a atividade teve como objetivo mostrar aos agentes os atrativos turísticos das Cidades Irmãs, a fim de que se possam formar parcerias para a vinda de mais turistas aos municípios.

A vinda dos agentes à União da Vitória é resultado de um projeto do Sebrae-PR em conjunto com o Codetur que objetiva impulsionar o turismo local. Os trabalhos iniciaram há quatro anos e neste período foram feitas vistorias, avaliações e capacitações das empresas.

Roteiro
O Grupo de 17 pessoas desembarcou em União da Vitória na noite de terça-feira, 18, e foi recepcionado com um jantar no Restaurante Portal das Palmeiras.

 

 

Na primeira noite os agentes se hospedaram no Hotel Riad, no centro de União da Vitória.

Na quarta-feira a programação incluiu o city tour, passando pelos principais pontos turísticos e também pela Agencia de Viagens 7 Ilhas.

Após o almoço no Restaurante Mirante Grill o grupo conheceu o Mirante de Porto União, a Agência de Viagens Bitur, o Recanto do Artesanato e a Vinícola Bona.

O jantar típico Ucraniano foi oferecido pelo Grupo Kalena, seguido da apresentação de dança. Na segunda noite, os agentes se hospedaram no Hotel 10.

No terceiro e último dia de passeio, a primeira parada foi a Fábrica de Mel Breyer.

Em seguida, todos se dirigiram para a Rota Sul das Cachoeiras onde conheceram a Cachoeira Cintura de Noite e a Gruta Nossa Senhora da Salete.

Parque Histórico Iguassú
Um dos momentos que mais emocionou os participantes foi o passeio no Parque Histórico Iguassú.

De propriedade do jornalista Dago Woehl o local reúne a história da ocupação e consolidação do território brasileiro ao longo do Rio Iguaçu em meio a paisagem do remanescente florestal nativo e da beleza natural das montanhas, água e muito verde.

Pela propriedade passaram sertanejos, jagunços, pistoleiros, chegando ao crescimento econômico, saído do tropeirismo, dos ciclos da erva mate e da madeira.

O almoço foi servido no próprio Parque e foi preparado pelos integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade de União da Vitória.

Ainda na propriedade, o roteiro incluiu o passeio de barco pela represa de Foz do Areia, fazendo aproximação às cachoeiras do Rio Palmital e do Tigre.
Após o encerramento o grupo seguiu viagem para a capital paranaense.

Parcerias concretizadas
A bacharel em Turismo e coordenadora da Agência Paraná Viagens de Curitiba, Farid Guedes, afirmou estar impressionada com a estrutura oferecida e a receptividade. “Os três dias foram espetaculares, o pessoal daqui está realmente preparado. Eventos como este são importantes para que a gente possa vivenciar o pacote turístico antes de vender. Se você gosta do pacote, você passa esse entusiasmo para o teu cliente. E eu venderia um pacote com roteiros turísticos em União da Vitória e Porto União de olhos fechados”.

Questionada sobre o que precisa ser melhorado, ela afirmou que as estradas deveriam receber mais atenção, especialmente no trecho entre São Mateus do Sul e União da Vitória.

A estrutura e a receptividade também impressionaram o agente de turismo, Felipe Cuevas, diretor executivo da Neruda Turismo. Segundo ele, nossas cidades possuem um diferencial que é a hospitalidade. “Antes de vir para cá muita gente me questionou por que eu iria conhecer União da Vitória. Quando eu voltar vou dizer para essas pessoas que em União da Vitória e Porto União a gente se sente em casa”.

Os agentes já iniciaram a organização de grupos para a 5ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo e da 6ª Festa Nacional da Costela.

(Fotos: Ana Cabral)