FESTA DA COSTELA: Se este ano foi bom, imagina a décima edição

Mais de 8 toneladas da carne foram servidas e público compareceu em peso nos cinco dias do evento. Expectativa é ainda maior para a décima edição

ctg-festadacostela-uniaodavitoria
(Foto: Bruna Kobus).

Se este ano foi bom, imagina a décima edição. Das metas estipuladas pela organização da nona edição da Festa Nacional da Costela, todas foram cumpridas. A carne, que no ano passado faltou no último dia do evento, neste ano saiu “na medida”. No começo a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade anunciou 7.5 toneladas de carne, contudo, no final de semana a demanda foi alta e as costelas no fogo tiveram de aumentar. Conforme o patrão do CTG, José Jorge dos Santos, no total foram servidos nos cinco dias de evento 8.432 mil quilos de costela. “Foi maravilhosa [a festa], tudo transcorreu normalmente, público compareceu em grande número e maior que nos anos anteriores, para degustar a costela e participar dos fandangos e das apresentações tradicionalistas”, comemora Santos.

Foram 150 voluntários trabalhando no evento. Todos do CTG e com um único propósito: fazer da festa a melhor de todas e mostrar a importância do tradicionalismo gaúcho para a região. Eles trabalharam num esquema de “escala”, cada um num serviço. Estavam os assadores, quem preparou e serviu os almoços e a preparação das costelas. Aliás, a peça da carne que chega no CTG já vem “montada” no espeto, contudo, antes de ser assada ela passa por uma série de procedimentos que garantem a qualidade e a higienização do produto.

Conforme a patronagem foram aproximadamente 450 refeições no dia 7, durante o Almoço da Independência que deu início a festa, 600 na sexta-feira, 10, mais 700 almoços no sábado, 10, e outros 1.50o no domingo, 11.

Com números tão expressivos a expectativa para a décima edição é ainda maior. Segundo o patrão ela terá de ser “melhor ainda” e para isso a preparação começa neste ano mesmo. “Nos próximos meses vamos nos reunir com os parceiros para a preparação”, garante. “A gente também agradece a todas as pessoas que foram até a festa para prestigiar e a todos os membros de nossa patronagem e invernadas e voluntários e parceiros que ajudaram a fazer este grande evento”, sorri Santos.

Já para Elmir Metelski, da 4Play Eventos, que também assinou a organização da festa, apesar do momento delicado na economia do País, o público se mostrou presente mesmo que um tanto menor com relação ao ano passado. “Atingimos a expetativa dos 60 mil visitantes, mas com relação ao consumo da festa e o público nos shows caímos 40%”, conta.

Por outro lado, a estrutura entregou o que prometeu. “Os banheiros, os dias a mais, a Praça de Alimentação com os Food Trucks, saiu tudo bem, foi bem positivo”, reafirma.

ctg-festadacostela-uniaodavitoria5Satisfação e a sensação de dever cumprido também marcaram a fala do presidente da Associação Comercial de União da Vitória (Aceuv), Daniel Henrique Breyer.

Ao falar dos resultados do evento ele atribuiu como positivas muitas melhorias realizadas em relação aos anos anteriores. No caso do CTG, a mudança da forma de servir a costela fez toda a diferença na hora de mensurar os resultados. A alteração, em 2015, da cobrança por pessoa para o buffet por quilo, evitou o desperdício e aumentou a circulação de pessoas durante os horários das refeições.

Breyer também apontou a parceria, Aceuv, CTG, 4Play Eventos, prefeitura de União da Vitória e patrocinadores como responsáveis pelo sucesso do evento. Ele afirmou que somente com a união dos envolvidos foi possível oferecer ao público e expositores um evento profissionalizado, atendendo as necessidades de ambos. “A cada edição procuramos – por meio da nossa pesquisa de satisfação – atender as sugestões das pessoas, e nesta edição tivemos retorno muito positivo das alterações implantadas.”

Neste ano ocuparam a área destinada para exposição mais de 30 expositores. A diversidade de produtos foi mais um diferencial. De simulador de montanha russa, a stands interativos como os da Copel Telecom, Sanepar e Sicredi. A avaliação distribuída para os expositores no sábado, 10, e no domingo, 11, apontou o evento como o melhor das três últimas edições quanto a geração de negócios. Já há espaços reservados para a edição de 2017.

A avaliação para os participantes será feita nos próximos dias. Apesar de a organização informar 60 mil visitantes a Polícia Militar de União da Vitória não informou uma estimativa de público.

No CTG a festa continua

Para o público de fora, os mais de 60 mil visitantes, a festa pode ter acabado no domingo, mas para quem participa das atividades do CTG ela ainda continua. Nesta semana teve início a Semana Farroupilha e a programação interna é recheada de apresentações culturais e tradicionalistas, além de mais costelada para os gaúchos. Hoje a reunião começa logo mais, às 16h30, com Roda de Chimarrão no Centro de Informações Turísticas, que fica em frente ao Clube Apolo. O grupo fica à espera da Chama Crioula que vem com a Invernada Campeira da Estância Santa Leoni e será levada para o Galpão do CTG Fronteira Amizade.

Amanhã tem cinema cultural, pipoca e chimarrão a partir das 20 horas. Na quinta-feira, 15, Amostra Campeira na Estância Santa Leoni. Os tradicionalistas sairão do Galpão do Fronteira e seguem até a Estância a partir das 19h30.

Na sexta, 16, tem Baile Candieiro com tertúlia a partir das 20 horas. No sábado, 17, e domingo, 18, tem acampamento cultural. Na segunda-feira, 19, está marcado o Torneio Tradicionalista Esportivo, também a partir das 20 horas. E na terça-feira, 20, para encerrar a semana, está marcada uma Amostra de Indumentárias e Jantar, que terá no menu quirera com porco. O valor da janta é R$ 6 por pessoa e precisa confirmar presença antecipadamente.

*Matéria atualizada às 10h55: alteração no número de almoços do domingo, 11. 

Fotos: Bruna Kobus/Jornal O Comércio

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.