FESTA DO STEINHAEGER E DO XIXO: Atividade não vai faltar na nona edição

Cronograma segue ao longo dos três dias da festa. Entre exposições, desfiles e shows, não é preciso pagar para prestigiar

·
Atualizado há 8 anos

IMG_2860
(Foto: Bruna Kobus).

A nona edição da Festa do Steinhaeger e do Xixo começa logo mais, às 18 horas, com desfile oficial. As atrações para os três dias de evento – 4, 5 e 6 – vão muito além da estrutura concentrada na Estação União e Praça Hercílio Luz, em Porto União. As que exigem mais do físico, e que tem uma legião de praticantes radicais, tem início amanhã, bem cedo, às 7h30, no KM 13. Por lá o pessoal vai sair em uma aventura pelo local. Quem quiser participar da trilha ainda pode ligar para o (42) 9983-4619 ou mandar e-mail trilhakm13@gmail.com.

Outra atração começa às 9 horas, também de sábado. O Clube das Veteranas promove o encontro de Bicicletas Antigas. Vai ser uma viagem pelo tempo com as “magrelas”. Elas vão estar em exposição na estrutura do evento.

Uma hora depois é a vez da centopeia passear pela Avenida Sete de Setembro. Os alemães que colocam a bicicleta adaptada para rodar já estão na cidade – hospedados no Hotel San Rafael – e prometem colocar mais energia para convidar o pessoal a participar da nona edição da festa. A centopeia também vai ter a participação dos “alemães” aqui da cidade, que ajudam na promoção do evento. Aliás, as cores da bandeira alemã e ornamentações que lembram a cultura, assinam a Festa do Steinhaeger e do Xixo. A festa é considerada por muitos uma segunda Oktoberfest.

Ainda sobre as atrações, o túnel que liga os dois estados, Paraná e Santa Catarina, por baixo da terra, estará aberto a partir do meio dia de amanhã. O 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado é responsável pela exposição no túnel. Neste ano serão colocados à mostra materiais militares utilizados pelos soldados. O túnel ficará aberto no sábado até às 17 horas. Já no domingo ele abre cedinho e segue até o início da noite. A entrada é gratuita.

A prefeitura da cidade também organizou apresentações culturais para o sábado. Às 13h30 começa a Banda Marcial Pantera do Vale, da Escola de Educação Básica Nilo Peçanha. As apresentações seguem até às 16h40. Cada uma tem duração de 15 minutos.

 

Acompanhe o cronograma

Apresentação da Banda Marcial Pantera do Vale Escola de Educação Básica Nilo Peçanha 13:30 horas
Apoteosi – Quebra Nozes Centro de Danças de Porto União da Vitória 14:15 horas
Dorfler Mazur + Valsa Grupo Folclórico Guth Leben –Santa Cruz do Timbó 14: 25 horas
Tatantela + Xote 4 passos Grupo Folclórico Revivere – Santa Rosa 14:35 horas
Ballet Giselle Centro de Danças de Porto União da Vitória 14:45 horas
Músicas Folclóricas Instituto Cultural Grünenwald 14:50 horas
Coreografia de Forró Grupo Corpo e Dança

Porto União

15: 15 horas
Hip Hop Junior III

Coreógrafa: Maureen Rodrigues

Studio de Dança Maureen Rodrigues 15:20 horas
Festa de Natal (3 minutos) Companhia de Danças Estrelas 15:30 horas
Jazz Intermediário e Jazz avançado Circo Escola Arlequim 15:35 horas
Popping – Coreógrafa Heloisa Sebben Rhinow Studio de Dança Maureen Rodrigues 15:45 horas
Ginástica Rítmica Infantil Companhia de Danças Estrelas 15:50 horas
Zumba Companhia de Danças Estrelas 15:55 horas
Frozen Escola de Dança Reverence 16:00 horas
Segredos Escola de Dança Reverence 16:10 horas
Folclore alemão Grupo Folclórico de Pomerode 16:20 horas
Danças Tradicionais Gaúchas CTG Fronteira da Amizade 16:50 horas