FESTA DO XIXO: Ocupação máxima: hotéis começam a receber turistas amanhã

Em alguns, reservas foram feitas há um mês. Maioria de visitantes vem de São Paulo, Curitiba e Florianópolis

·
Atualizado há 8 anos

FestaX-XAbre
(Fotos: Bruna Kobus).

A nona Festa do Steinhaeger e do Xixo é amanhã e os hotéis já estão pipocando de turistas. Em especial os que estão bem pertinho da festa, como o Hotel Lux, que tem vista privilegiada de tudo que vai acontecer nos três dias (4, 5 e 6) de evento. Conforme o recepcionista João Jair Sepanhak, dos 30 apartamentos nenhum está vago. Todos os quartos estão esperando pelos visitantes da nona edição da festa. “E tem gente que vem todo ano”, lembra Sepanhak. As reservas, segundo ele, já são de um mês. “Vem muito turista de São Paulo e Florianópolis”, conta.

Outro hotel que também tem a vantagem de ser perto do evento é o San Rafael. Por lá a maioria das reservas é destinada para os turistas que vem para a festa. Aliás, tem visitante para lá de especial. Um grupo de descendentes de alemães, de Blumenau, que fazem o desfile tradicional com a centopeia – aquela bicicleta adaptada – também estará hospedado no hotel. “São 29 apartamentos, 27 estão reservados. A taxa de ocupação já está em 95% de turistas”, pontua o gerente do hotel, Vilmar Daczkowski.

Os dois hotéis recebem os visitantes a partir de amanhã e seguem lotados até a segunda-feira, 7.

Na cidade irmã, União da Vitória, os turistas que chegam também estão em busca do destilado que dá nome ao evento. Além do corte de carne especial, tão característico da região, o xixo. Na cidade o Hotel 10 já registra 85% da ocupação somente com turistas que vem prestigiar o evento. Segundo a gerência, os visitantes são atraídos, ainda, pelo turismo ecológico, com foco nas mais de cem cachoeiras distribuídas pela região.

A rede Hotel 10 possui dez unidades em seis diferentes estados brasileiros. Inspirado no sistema norte-americano de hospedagem, a rede recebeu mais de 200 mil hóspedes somente em 2014.

Ainda em União o Hotel Riad, que fica bem na área central, também já registra bom movimento. Por lá os turistas começam a chegar no sábado, 5, e, conforme a gerência, seguem hospedados até a segunda-feira. O hotel conta com mais de 60 quartos, restaurante e estacionamento, o que ajuda a “fisgar” os turistas.

Coisa que o tão tradicional Hotel Ópera, em Porto União, até dispõe, mas fica impossibilitado de usar. O hotel tem uma localização de dar inveja, ele fica bem em frente à Praça Hercílio Luz e da Estação União, onde está concentrada toda a estrutura da Festa, no entanto, o estacionamento fica “dentro” do evento. E durante os dias de movimento o espaço fica fechado por conta da estrutura. Conforme um dos funcionários do hotel eles chegaram a perder nove reservas, quando os turistas descobriram a falta de espaço para estacionar os carros. Para o próximo ano, garantem eles, tudo irá mudar. O Hotel Ópera conta com quase 50 lugares entre apartamentos e quartos, mas, estão lotados com viajantes que, assim que a festa começar, já vão embora.

 

Túnel

TXXnelO principal questionamento de quem vem para a festa é se o túnel, que liga os dois estados, estará aberto. E, sim, ele vai estar em funcionamento a partir de sábado, 5, logo após o almoço. O túnel é responsabilidade de Universidade do Contestado (UnC), mas neste ano eles cederam o espaço para o pessoal do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado (5ºBEC). O Exército ficará responsável pela apresentação de materiais militares usados no próprio Batalhão. Os itens ficarão expostos no sábado durante a tarde e no domingo, 6, o dia todo. A entrada é gratuita.

No ano passado acadêmicos da UnC também utilizaram o lugar como um “túnel do tempo” para contar a história do Steinhaeger na região.