Por Mariana Honesko
Sucesso em vendas desde a primeira Festa do Steinhaeger e do Xixo, os membros do Instituto Cultural Grünenwald, de Porto União, querem incrementar o cardápio. Por isso, além da linguiça assada e do pão quentinho, uma das cinco tendas usadas pelo grupo no evento terá também pratos à base de codorna e uma versão inusitada para a raquete de frango, um corte diferente e exclusivo. “Vamos fazer alguns testes mas é uma novidade, sem dúvida”, sorri o entusiasta presidente do grupo, Élio Weber.
Embora na reta final para o evento, Weber acredita que os experimentos ocorrem em tempo e que na festa, o paladar dos visitantes poderá testar a iguaria. Disposição para o trabalho parece não faltar: além dos pratos com aves, os mais de 70 participantes do Grünenwald – e outros tantos voluntários do grupo – debruçam-se sobre o preparo dos pratos já tradicionais. Os pães já estão na cidade, bem como a linguiça que, no momento, passa pelo processo de adequação à temperatura ambiente. “Há mais de 30 dias, estamos nos reunindo todas as noites para preparar o que vamos servir”, conta Weber.
A dedicação está focada no corte do repolho, para o preparo de uma tonelada do chucrute, fundamental para a composição do verdadeiro Bratwurst. Junto e misturado, o resultado é um sabor único, carregado em temperos de qualidade e com aromas que denunciam o trabalho artesanal. O corte e preparo do vegetal acontece um barracão, próximo da Universidade do Contestado (UnC).
Expectativa
A equipe aposta na venda macro dos produtos mais tradicionais da Alemanha, vendidos também nas Cidades Irmãs durante três dias intensos, marcados para o próximo final de semana. “Queremos passar dos 20 mil litros de chope e das 18 mil unidades de Bratwurst”, diz o presidente.
Mesmo altos, os índices não estão difíceis de serem alcançados. Em 2013, por exemplo, o instituto contabilizou 20 mil litros da bebida – vendidos e cedidos, durante o desfile de abertura da festa – e 15.645 unidades do pão com linguiça.
Na prática, além de muito trabalho e diversão, a participação do Grünenwald na Festa do Xixo é sinônimo de dinheiro em caixa e a pavimentação de um sonho alimentado desde 2001, quando o grupo nasceu. Trata-se da sede para o instituto. Ela já está na planta e, parte dela, em execução. Fica próximo à linha ferroviária, em Porto União, tem traços enxaimel e tem como foco a promoção da cultura germânica, associada ao turismo étnico. “Se não fosse a Festa (do Steinhaeger e do Xixo), não poderíamos concluir nosso sonho. Nossa participação tem esse objetivo: construir a sede, como projeto turístico”, afirma o presidente.
Preços no box
Chope, caneco com 330 ml
R$ 5
Bratwurst
R$ 7