FESTA DO XIXO: Começando em 3, 2, 1!

Festa do Steinhaeger e do Xixo acontece nos dias 7, 8 e 9 na Estação União. Neste ano, evento está na 12ª edição

Que comece a festa: estrutura está pronta para os três dias de folia. (Foto: Mariana Honesko).
Que comece a festa: estrutura está pronta para os três dias de folia. (Foto: Mariana Honesko).

A quinta-feira, 6, foi de bastante movimentação na área de realização da Festa do Steinhaeger e do Xixo. O evento que acontece nesta sexta, sábado e domingo, na Praça Hercílio Luz e em todo o complexo de entorno, alcança, em 2018, a 12ª edição. Desde já, na avaliação da organização, esta será a melhor festa de todas.

Para alcançar este status, a aposta é de um evento focado nas raízes germânicas, no oferecimento de mais opções na praça de alimentação – e nas bebidas também. Entram em cena ainda, a segurança de todos os ambientes, em um conjunto de cuidados com a altura das ‘casinhas’ montadas na estrutura, bem como da decoração usada em todos os ambientes. Na tarde de quinta, Célia Leão, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto União (Acipu), entidade que assina o evento, acompanhou os militares do Corpo de Bombeiros em um “tour” na estrutura. Conforme Célia, a companhia aprovou as medidas e os padrões usados, atestando um local seguro para os três dias de festa.

Não poderia ser diferente. Até domingo, a expectativa é que mais de 70 mil pessoas passem pela festa. E quem for, vai encontrar uma programação familiar, para todos. Além dos bailes, haverá jogos germânicos, venda de comida típica – e não típica também. A festa tem cerca de oito mil metros quadrados de cobertura, o que garante sua realização, faça chuva ou sol. Todas as atrações são gratuitas: apenas o consumo é cobrado.

Novidades da edição

Todo ano, o evento vem com alguma novidade. Uma delas é a realização de atrações paralelas, como é o caso da exposição de carros antigos. Conforme Célia, mais de 50 veículos já foram cadastrados. A Mostra acontece no domingo, a partir das 9h, na rua Siqueira Campos (próximo ao Banco Bradesco).

20181207-festa-xixo-portouniao (2)Os jogos germânicos, uma das principais atrações, também vem com cara nova. “Teremos um animador especial, apenas para os jogos”, antecipa Célia. De acordo com a programação, os jogos acontecem na tarde do sábado, dia 8.

A decoração vem remodelada. Para ter mais segurança e atender à Legislação, o TNT (material parecido com tecido) usado até então, será substituído por tecidos mais refinados e contra chamas. “Custou um pouco mais caro, mas vai ficar muito bonito também”, sorri Célia.

Estrutura

A festa acontece no centro de Porto União, bem próximo de União da Vitória. Fica, portanto, acessível para quem mora nas duas cidades. O evento é todo coberto – são mais de oito mil metros quadrados de tendas – e tem o asfalto como garantia de chão seco e nada escorregadio, mesmo em caso de chuva. A estrutura, contudo, não dispõe de estacionamento: quem for de carro, vai precisar encontrar uma vaga na rua mesmo. Quem preferir ir de ônibus, tem a proximidade do Terminal de Passageiros, de ambas as cidades, como ponto favorável. Além disso, haverá pontos de táxi ao lado das tendas principais, para quem exceder um pouquinho na bebida alcoólica e optar por esse transporte.

Já começou!

20181207-festa-xixo-portouniao (3)Embora a abertura oficial da Festa do Steinhaeger e do Xixo aconteça apenas no final desta sexta, 7, a escolha da Rainha e das Princesas do evento já aconteceu, servindo como uma degustação dos próximos três dias. A seleção das meninas aconteceu na própria estrutura, à noite. As três candidatas vencedoras estarão na festa, representando a beleza do evento que já é tradicional no Vale do Iguaçu. Na quinta-feira, ainda, teve também a Corrida do Fritz e da Frida, um evento paralelo, não competitivo, agindo como contagem regressiva da estreia.

Para saber mais

Na internet, a página oficial do evento no Facebook é a /festanacionaldoxixo. Para outros detalhes, o telefone da Acipu fica disponível. O número é o 42 3522 4593.

CBN Linha Aberta ao vivo, direto da festa

A partir das 10h deste sábado, 8, a tenda da comunicação do Grupo Verde Vale de Comunicação, estará ao vivo, transmitindo o que de melhor acontece no evento. A equipe de jornalismo estará por lá, na transmissão do programa Linha Aberta, pela CBN Vale do Iguaçu.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta