FESTA DO XIXO E STEINHAEGER: Vai começar!

Neste ano, evento se consolida e ganha um dia a mais. Até domingo, é possível viver a experiência germânica no Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

Consolidada e buscando se tornar uma referência ainda maior, a Festa do Steinhaeger e do Xixo já começou. Sim, vai começar nessa quinta-feira, 5. Neste ano, um dos grandes diferenciais da edição de 2018 é justamente isso: ser mais longa. Por isso, desde quinta, 5, a Praça Hercílio Luz e todo seu entorno, se veste das cores da bandeira alemã, a principal etnia representada no evento.

Democrática, porém, o evento se abre para todos, sejam alemães, italianos, ucranianos, indígenas. A festa é aberta ao público, dispensa cobrança de ingresso e fomenta o resgate cultural. Por isso, nos palcos, além dos shows com bandas tradicionalistas, acontece a realização de jogos, brincadeiras para crianças e adultos.

A organização busca a superação e para isso, aposta no sucesso da edição de número 13, que acontece até a noite de domingo no coração do Vale do Iguaçu. A aposta é ainda na promoção de concursos culturais. É o caso, por exemplo, da estreia do Fritz e da Frida mirins. Na estrutura, pouco se mexeu para este ano, mas há mais tendas na rua 15 de Novembro e mesas nos espaços de alimentação.

Os desfiles (veja a programação nessa matéria), um dos pontos altos da festa, contam com a participação da comunidade e também de grupos de turistas. Conforme a equipe da prefeitura de Porto União, órgão que assina a organização do evento junto com a Associação Empresarial da cidade (Acipu), visitantes das cidades de Pomerode e de Blumenau, ambas cidades de referência no quesito festa alemã, estarão no Vale.

“Os desfiles serão lindos. Vamos ter 26 grupos confirmados, com mais de tres mil inscritos”, comemora a presidente da Acipu, Célia Leão.

 

1

2

3

4