Nardina vai completar 29 festas da Melancia

Ela tem uma vista privilegiada para os quatro cantos do Parque Guairacá, em Paula Freitas. Sua casa fica ali, juntinho da festa

Ela tem uma vista privilegiada para os quatro cantos do Parque Guairacá, em Paula Freitas. Uma senhora simpática – de poucas palavras, mas que garante suas emoções através do olhar. Um olhar que carrega muitas histórias. Um olhar intenso. Um olhar que ainda tudo “quer ver”.

Nardina Arving, comemorou recentemente seu aniversário.

nardina-paula-melancia
Nardina e sua filha mais nova, Paula, aguardam a 29ª edição da festa.

De seus 82 anos de idade, 28 deles conferiram de pertinho a tradicional Festa da Melancia. Mais que depressa, lembra ela, a completar com o evento que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro, serão coroados 29 anos de participação.

Ela literalmente fixou residência no local que há anos abriga a festa.

“Sempre me perguntam: – você mora no Parque Guairacá? O local em que acontece a Festa da Melancia?”, conta ela ao afirmar que já está acostumada.

Paula Freitas lidera a produção da melancia no Paraná. De acordo com a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o ponto alto aconteceu em 5 de janeiro e deve se repetir no dia 20 de fevereiro, quando deve ocorrer a maior oferta do produto.

Nardina acredita que sim, Paula Freitas é considerada a capital da melancia. Ainda, de acordo com a Emater, são em média 25 produtores da melancia.

A produção fica em torno de 200 hectares de plantio, com produção média de 80 a 90 toneladas por alqueire.

Um bom lugar para morar

Aos 12 anos, Nardina deixou sua morada e familiares em Poço Preto, interior de Paula Freitas, e veio para União da Vitória. Tempo depois, se casou com o Davi e seguiu rumo à cidade de Paula Freitas. É nesta casa, que já viu inúmeras festas no Parque Guairacá e que ela criou as quatro filhas. Depois vieram as cinco netas e três bisnetos.

“Aqui é muito bom para morar. É muito tranquilo. Em dias de festa o local fica mais agitado”, comenta.

Já comemorou aniversário …

Nardina já aproveitou a movimentação da festa e junto com ela comemorou seus aniversários.

“Ocorreu um tempo em que a festa acontecia nos dias 5, 6 e 7; ou 4,5 e 6 …”.

O aniversário dela é dia 5 de fevereiro.

A moradora e a sua filha mais nova, a Paula, se divertem com as músicas da festa; é o atrativo que mais gostam. Nardina já trabalhou nas primeiras festas da Melancia e sente saudade dessa época.

Festa da Melancia

Acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro. A realização é da 4Play Eventos com apoio da Prefeitura de Paula Freitas.  O evento está na sua 29ª edição.

Entre os atrativos está o Baile com Os Serranos; Baile com Os 4 Gaudério; Show baile Grupo Mahá; ainda Praça de Alimentação;  Expositores; Parque de Diversões; Feira de Artesanato e Produtos Coloniais;  Exposição de Carros Antigos; Concurso da Maior Melancia e do Maior Comedor de Melancia e o Torneio de Futebol da Festa da Melancia.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta