O Condado – a sala de hobbies do Vale do Iguaçu

(Ronaldo Mochnacz)

Sala de Hobbies O Condado teve início após um dos seus atuais sócios participar do Coltec Geek Festival 2019 com a divulgação e venda de cartas de Card Games da própria coleção. No evento a aceitação pelo tema foi tão satisfatória que ele precisou vender boa parte da coleção.

Em conversa, Alexandre Niedziela e Lucas Mell, amigos, decidiram inovar na região, oferecendo para o público um espaço voltado ao encontro de jogadores de Card Games – no espaço acontecia também a locação de jogos de tabuleiro. Os encontros eram realizados nos sábados, contando ainda com a comercialização de cartas entre os jogadores.

(Ronaldo Mochnacz)

Lucas conta que a ideia, inédita para a região, recebeu uma aceitação tão grande entre os frequentadores, que surpreendeu as expectativas mais otimistas. O local, que contava com oito mesas e 16 cadeiras, acabou não suportando a demanda, tornando-se pequeno logo no início. A partir desse momento, foi optado pela reestruturação do local, iniciando de maneira oficial o projeto.

“Chegou um momento que já estava faltando cadeiras e mesas, e o pessoal estava pedindo produtos selados. Dai começou o processo de criação da empresa”, disse.

Na véspera do dia da inauguração, 20 de março de 2020, o projeto precisou ser adiado. Todos foram surpreendidos com o que seria o primeiro lockdown de União da Vitória na pandemia da Covid-19, suspendendo toda a atividade presencial por tempo indeterminado.

(Ronaldo Mochnacz)

No momento mais extremo da pandemia, a dupla empreendedora colocou todo o estoque que não estava disponível para locação à venda no Marketplace LigaMagic. O serviço da loja deixou de ser portas abertas para receber clientes e funcionou de portas fechadas para a parte logística de entrega dos produtos para todo o Brasil.

“Assim como serviu para analisarmos tendências de mercados externas, para que pudéssemos reinvestir esse dinheiro para produtos e serviços pós-pandemia para nossos clientes da região”, conta Lucas.

(Ronaldo Mochnacz)

Com o retorno das atividades presenciais em novembro de 2021, O Condado se fortaleceu, inovando com a implantação de HQ e mangas, trazendo o cruzamento de nicho. Os jogadores Card Games vão até a sala de hobbies e visualizam o manga, adquire e, e posteriormente, começa a colecionar o produto. Essa lógica também é válida para os jogadores Board Games e RPG.

O público alvo no Vale do Iguaçu é 12 anos acima, atualmente concentra-se o maior número entre jovens de 20 a 30 anos, que diariamente se reúnem no local, com um número maior de frequentadores aos sábados. Caso haja pessoas interessadas, a sala de hobbies convida que para irem até o local.

“Os frequentadores mais velhos da sala estão dispostos a ensinar novos jogadores” finalizou.

(Ronaldo Mochnacz)

Serviço

A casa de hobbies fica localizada na rua Salgado Filho, nº 880, na área central de União da Vitória.


SAIBA MAIS

Card Games
São jogos de cartas que envolvem trocas entre os jogadores, além da possibilidade de customizar o deck até ficar de agrado ao dono ou se tornar forte, seus gastos são muito elevados no cenário competitivo, com muitas compras de booster. O primeiro cardgame comercial de sucesso foi o Magic: The Gathering, que inclusive é o carro chefe de venda e popularidade aqui na região.

Board Games
Os jogos de tabuleiro utilizam as superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte, ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar.

Manga
O manga é um estilo de publicação majoritariamente oriental, com categorias separadas de acordo com a demografia que a consome, como o Shonen, voltado para o público adolescente/jovem adulto que trata de temas como superação de desafios e amizade ou o Seinen, voltado para o público adulto que trata de dramas e temas polêmicos evitados pelas publicações Shonen.

HQ
É o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

RPG
Jogo que lembra muito os clássicos jogos de tabuleiro, porém com possibilidades mais amplas. Do inglês, a sigla RPG significa “Role Playing Game”, um jogo de interpretar papéis.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.