Paulo Frontin recebe a primeira edição do projeto “Slava Ukraíni!”

Ao longo do ano, outras nove etapas do evento estão programadas

·
Atualizado há 5 anos

slavaukraíni-paulofrontin-kalena (17)A primeira das dez etapas do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, promovido pelo Folclore Ucraniano Kalena de União da Vitória, aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro nas dependências da Igreja Ucraniana cidade de Paulo Frontin.

Foram dois dias de inúmeras atividades culturais que movimentaram a comunidade ucraniana e também todo o município. No dia 23 aconteceram três oficinas culturais, uma de pêssankas, ministrada por Vilson José Kotviski, uma de bordados ucranianos por Oksana Sliwinski e Efrozena Melnechenko e de culinária ucraniana por Cecília Nagurnhak Kotviski, todas com turmas completas mostrando o interesse da comunidade em receber as ações do projeto.

E no domingo, as atividades começaram com a oficina de danças ucranianas, ministrada pelo Prof. Tadeu Ribeiro, seguindo com a palestra sobre a valorização da cultura ucraniana com Daniel Sliwinski, e abertura da exposição cultural com pêssankas, bordados, porcelanas decoradas e culinária típica ucraniana.

No período da tarde o Foclore Ucraniano Kalena realizou as suas apresentações contando com o grupo adulto, juvenil, infantil, máster e o Musical Trembita, lotando o Salão de eventos que prestigiou com grande entusiasmo as apresentações folclóricas e musicais.

O presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Dr. Vitório Sorotiuk, enfatizou a importância da ação cultural. Pe Sérgio Hrynievicz que lembrou do cinquentenário do Kalena.

O Prefeito de Paulo Frontin, Antonio Gilberto Gruba, além de valorizar o trabalho do Kalena, fez uma participação especial tocando violino com o Musical Trembita.

O projeto “Slava Ukraíni –Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” conta com o apoio da COPEL, tendo a realização do Folclore Ucraniano Kalena, e incentivo do PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.

A próxima ação do projeto acontecerá em Antonio Olinto, nos dias 30 e 31 de março.

Fotos e vídeo: Assessoria