Praça Coronel Amazonas será inaugurada na segunda-feira

O valor da revitalização foi de R$ 1.610.453,30 é de fundo perdido, oriundo do Governo do Paraná.

(Foto: Prefeitura de UVA).
(Foto: Prefeitura de UVA).

Para fazer as fotos que ilustram essa matéria, a reportagem do portal Vvale acompanhou o final das obras de revitalização da Praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória. Os tapumes ainda fazem suspense para quem passa pelo entorno do espaço. Do lado de dentro, é quase difícil reconhecer o endereço, mas sim, ainda é a histórica praça que homenageia um dos fomentadores da cidade, o Coronel Amazonas.

Aliás, o busto com seu rosto imponente, é um dos destaques do projeto: a peça está mais dourada e no seu entorno, um pequeno lago foi construído. Os demais monumentos – são vários, religiosos e geográficos – estão também de novos e foram remanejados de lugar.

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

A restauração do mapa do Brasil, construído na década de 40 e soterrado anos depois, é outro grande destaque do projeto. Esse País redescoberto fica exatamente na direção da Catedral Sagrado Coração de Jesus e agora está protegido com grades, porém, pode ser facilmente observado e fotografado pelos visitantes. Perto dele, fica um outro mapa, a Rosa dos Ventos, também no chão, com os pontos cardeais.

Quem visitar o parquinho, terá surpresas. No lugar da areia, grama sintética. Para o descanso de quem passeia por ali ou quem tem filhos. O espaço para as crianças leva o nome de Vila Bernardo Carli (uma homenagem ao deputado que estimulou a vinda de recursos para as praças da cidade e que faleceu em um acidente aéreo em 2018).  Na Vila, há bancos todos novos e colocados sob a sombra das arvores – a maior parte preservada durante a obra. Também perto do parquinho foi colocado um chafariz, com fontes que nascem no chão da praça sobre um lago pintado em 3D.

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

No calçadão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da VItória, mais bancos e outras duas estreias: os quiosques de café e de artesanato. Eles ficam na mesma direção, no logradouro Cícero Lauriano Leme (tem poste com plaquinha estilo retrô identificando o lugar) porém, nas duas pontas da Coronel Amazonas.

O espaço dos artesãos já tem nome. Conforme projeto aprovado pelo Legislativo, o pintor Ernest Bieberbach (ele morreu em 1974) empresta sua identidade à nova Casa do Artesão. É de autoria do artista, entre outras peças, a pintura das paredes do interior da Catedral. O mesmo estilo também está presente nos cômodos do Castelinho, em Porto União.

Entusiasta, foi mudando de cidade em busca de uma saúde melhor para si e para família. Em União, encontrou o conjunto completo: vitalidade, paz e arte.

O Café Cruzeiro será administrado pelos empresários donos da Suprema Pizza, vencedores do processo de licitação realizada no fim de agosto.

“Estamos muito felizes em poder fazer parte desta nova etapa da praça. A revitalização trará novos ares para a região, ficou tudo muito bonito. O Café Cruzeiro é agora uma novidade para nós, depois de mais de uma década no ramo da gastronomia. Queremos trazer novidades, qualidade e preço justo, e fazer jus à nova fase da praça e de União da Vitória”, disse Eduardo Schappo.

Conforme o empresário, o espaço deve abrir em horários que possam atender a escola José de Anchieta e também a universidade, ambas com endereço na praça.

A obra

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

A revitalização da praça Coronel Amazonas engloba também a drenagem de águas pluviais; construção de calçadas, de canteiro e a colocação de lixeiras, de bicicletários, de nova iluminação, além da construção de uma fonte interativa com espelho d’água, pergolado em madeira, museu ao ar livre e arco decorativo.

O valor da revitalização da praça Coronel Amazonas foi de R$ 1.610.453,30 e são de fundo perdido, oriundos do Governo do Estado do Paraná. A primeira empresa que venceu o processo de licitação, a Giralda Construtora de Obras, não cumpriu os prazos para a execução, realizou menos de 30% da obra e foi notificada várias vezes até que a Prefeitura rescindiu o contrato e fez um novo processo. A nova empresa, a Engemass, assumiu o trabalho em março.

Inauguração e pandemia

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

De acordo com a Prefeitura, a inauguração da praça Coronel Amazonas acontece na segunda-feira, 7 de setembro, em comemoração aos 198 anos da Independência do Brasil. A programação inicia às 10 horas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná e do município de União da Vitória. Logo em seguida, será feita a inauguração da nova praça.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a haverá orientação para que a população evite aglomeração e mantenham, durante a inauguração do espaço e no uso da praça, os cuidados essenciais, como o uso de máscara e álcool gel. A utilização do parquinho, como determina os decretos municipais 99/2020 e 239/2020, está proibida.


Pintura nos muros é restaurada

(Foto: Prefeitura de UVA).
(Foto: Prefeitura de UVA).

Com mais cores e com motivos inéditos, as obras de arte feitas nos muros que cercam a Unespar e que ficam na Praça Coronel Amazonas, passam por restauro. O trabalho é assinado pela Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Os artistas iniciaram a ação no fim de semana. As peças, que contam um pouco da história da cidade em forma de pintura, são das décadas de 80, 90 e anos. Na paleta, estréia para três obras novas, em homenagem a uma artista membro da entidade que faleceu no ano passado e duas com pinceladas ligadas diretamente à praça.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta