Vagão é novo endereço da Feira União das Artes

Artesãos migram da plataforma da Estação União para composição da Maria Fumaça. Dias e horários de exposição não são alterados

·
Atualizado há 12 anos

Por Mariana Honesko

arte-vagao-uniaodavitoria
Vagão é o novo endereço dos artesãos: exposição de peças é aos sábados, com entrada franca. (Foto: Mariana Honesko).

Artesãos da Feira União das Artes estão de casa nova. Desde o começo do mês, por iniciativa da professora e coordenadora do grupo, Ivanira Olbertz, eles deixaram a plataforma da Estação União para “morar”, embora temporariamente, em um dos vagões da Locomotiva 310, a Maria Fumaça.

Conforme Ivanira, a mudança antecipa o projeto de reforma do tablado e da própria estação, previstos pela prefeitura de União da Vitória. É provável que ela realmente ocorra em 2015. “Além disso tínhamos a questão das barracas usadas pelos artesãos. Elas estavam se deteriorando”, lembra a professora. Assim, diante de dois problemas, o vagão foi a melhor resposta. “Os artesãos estão se adaptando, todos gostaram muito. Quem estranha mesmo é a população, que fica um tanto receosa de entrar, ficam em dúvida se pode ou não fazer isso”, sorri.

No vagão, dez artesãos compartilham de um espaço amplo, há pouco tempo restaurado. Cortinas e lustres de época dão um charme extra ao novo espaço de exposição das habilidades da “terrinha”. Arte feita a partir de tapeçaria, tricô, madeira, crochê, bordado e pintura, dividem o mesmo espaço. Apenas duas artesãs ficam do lado de fora do vagão. Mariana Martinelly, que desenha retratos ao vivo, e Fernanda Ruaro, que prepara e comercializa tapioca, ainda ocupam o tablado. Segundo Ivanira, ambas entenderam que suas artes respiram ao ar livre.

Sobre a feira

arte-vagao-uniaodavitoria2
Lustres, cortinas e fotografias de época deixam charmoso o antigo vagão

O grupo está formado há sete anos, em uma proposta que sugeriu, na época, a união dos talentos locais. O primeiro endereço da feira foi na Praça Alvir Riesemberg, no centro. Logo, porém, ela migrou para a Estação União quando se uniu aos agricultores da Feira Ecológica, exploradores do espaço também há cerca de sete anos. Desde então, a Feira União das Artes compartilha do mesmo dia e horário de exposição: é sempre aos sábados, a partir das 7 horas.

Feira União das Artes

Onde

No vagão da Maria Fumaça, na Estação União

Quando e horário

Aos sábados, a partir das 7 horas

Investimento

Entrada franca

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!