FÓRUM: Para entender como fomentar o desenvolvimento regional

Evento que conta com a assinatura de diversas entidades acontece nesta quinta, 22. Ex-prefeito de Maringá ministra palestra

Ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros ministra palestra no evento (Foto: Reprodução).
Ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros ministra palestra no evento (Foto: Reprodução).

Moradores, autoridades, gente que quer contribuir com o desenvolvimento, são os convidados para participar do Fórum do Desenvolvimento Territorial. O evento, assinado por diversas entidades, acontece na quinta-feira, 22, no Clube 25 de Julho, em Porto União. Na abertura, palestra magna com o tema, ‘Os desafios e as soluções para o desenvolvimento territorial’, ministrada pelo ex-prefeito de Maringá e colunista da rádio CBN, Silvio Barros.

Sobre este assunto, participaram do CBN Manhã de Notícias na semana passada, Valter Cano, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo de União da Vitória, Maria Salete de Melo, presidente do Território Iguaçu e Wilson Petisco, consultor do Sebrae e que aqui, o jornal O Comércio reproduz, parcialmente.

 

CBN_clique_e_ouça_970x250

Entrevista

Jornal O Comércio (JOC) – Como será o evento e como vocês percebem o envolvimento de quem participa do Território Iguaçu?

Equipe Território – A gente vê com bons olhos e com uma perspectiva enorme. Vemos a sociedade cada vez mais envolvido nessa área que é composta por toda a Amsulpar mais Porto União.

JOC – As cidades vêm buscando potencializar o que tem de melhor. É isso?

Equipe – As ações são conjuntas em vários eixos, turismo, competitividade, cooperativismo. Entendemos que somos uma grande família e quando um não vai bem, precisamos nos unir e desenvolver ele como um todo.

JOC – O que esperar da palestra de logo mais?

Equipe – A competência do Silvio Barros é renomada. Por isso, conseguimos uma agenda para ele vir aqui. Já vimos palestras suas, são sensacionais. É um cara antenado em inovação, tecnologias do futuro, preocupado em soluções que possam facilitar a vida do cidadão em geral.

JOC – O foco do evento seria fomentar o desenvolvimento a partir de novas ideias? É focar nos novos líderes para isso também?

Equipe – Sem dúvida, contamos com a presença sempre das entidades de classe, das igrejas também. É a união de esforços. Temos aqui a palavra união e precisamos tanto que essa palavra seja aplicada, que se somem e façam o desenvolvimento na cidade.

JOC – Qual impacto esperado com a palestra?

Equipe – Se tratarmos o tema com seriedade, esse conselho de desenvolvimento que estamos pleiteados, um órgão consultivo e deliberativo, terá uma atuação muito forte, com pessoas que pensam no desenvolvimento do território. Assim, as coisas são acontecendo. Cada ação tem uma reação então, se as ações foram positivas, a reação será igual.

Quem faz parte do território?

As cidades de Paula Freitas, Paulo Frontin, Antônio Olinto, Cruz Machado, Bituruna, Porto Vitória, União da Vitória, São Mateus do Sul, General Carneiro e Porto União

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta