PODCAST: Reportagem ‘Tragédia na Serra’ está disponível em formato de áudio

Acidente completa 5 anos e é pauta de especial da CBN Vale do Iguaçu e Jornal O Comércio

Sim, um sonho que se tornou realidade. Levou tempo, mais que os nove meses de uma gestação, mas o “filho” das entusiastas do jornal O Comércio e colaborada da CBN Vale do Iguaçu, nasceu. A ideia de transformar matérias complexas em podcast veio de Gabrielly Cesco, diagramadora das páginas do veículo e fã da plataforma. Ela compartilhou na redação a vontade de dar um up na produção do jornal. Logo, as colegas do diário, Ana Cabral e Mariana Honesko, também do time da CBN Vale do Iguaçu, abraçaram o desafio. Por que não?

O que começou sem batismo em 2019 ganhou vida em 2020. A reportagem especial, disponível na edição desta sexta-feira, 13, na versão impressa do Jornal O Comércio, virou podcast e oficialmente agora, está disponível no Portal VVale. É o primeiro, numa nova roupagem, também sugerida por Gaby e acatada por toda a equipe do Grupo Verde Vale de Comunicação.

“É um sonho se realizando. Foi um dos maiores desafios para mim até agora, foi pensado durante muito tempo, e o primeiro episódio tratar de um assunto tão delicado, foi uma das maiores responsabilidades que eu já tive. Eu nunca trabalhei com áudio.  Cada vírgula foi pensada com muito carinho e ver o projeto saindo do papel, tomando forma, é incrível”, comemora Gaby.

“Foi incrível participar, pois sei que foi um trabalho feito com muito amor, dedicação e competência”, compartilha Ana Cabral.

Sensibilizados com o acidente, a equipe não teve dúvida ao escolher justamente a produção dessa matéria para marcar a estréia do podcast. Um tema difícil, duro, cheio de emoções, merecia uma preparação ampla. Desde o fim de janeiro, quando a pauta sobre a matéria foi desenhada pela jornalista Mariana Honesko, os dias se tornaram curtos. Além de produzir, de terça a sexta-feira a versão diária de O Comércio, Mariana e Gaby, com suporte de Ana Cabral, foram atrás das fontes, das fotos, dos dados, dos gráficos. Nascia na primeira semana deste mês, um material robusto, digno de um podcast de “gente grande”, como o é o Grupo Verde Vale de Comunicação.

“O acidente na Serra é um marco na cobertura jornalística. Não estamos acostumados a lidar com a tragédia, por mais que infelizmente, ela faça parte do nosso cotidiano. Cobrir o drama dos familiares e narras as histórias de quem se foi, foi algo especial e importante. O podcast, o primeiro, teria que ser tão fundamental quanto”, comenta Mariana.

No caminho, as profissionais foram encontrando parceiros. De São Bento do Sul, veio a produção em massa da equipe do jornal A Gazeta, liderados pelo editor Marcello Miranda. Com dedicação, o time voltou à cena do acidente, ouviu socorristas, lideranças, a comunidade, trazendo sensibilidade e informação real para o material. Na edição, mais ajuda: Álvaro Moreira, também colaborador do Grupo, abriu sua casa em um longo fim de semana para editar todas as horas de conteúdo em áudio. Cumpriu a missão com maestria e bom humor, servindo risadas, histórias e uma conversa, entre um intervalo e outro. De volta à casa, o material encontrou o abraço de Aline Graef,  Vinicius Gabriel de Ramos e Julia Spak, além de toda a impecável equipe da Girafa Comunicação. Em meio à tanto trabalho, o grupo se desdobrou, colocando como prioridade o ajuste em vídeo do material.

A produção só foi possível porque contou com o apoio de todos seus entrevistados, que dedicaram minutos dos seus trabalhos para contar e ajudar. E, acima de tudo, o filho nasceu porque Caique Agustini, diretor do Grupo, disse ‘sim’, com coragem, com palavras de incentivo e com o olhar e ouvidos atentos a todos os segundos da produção.

Acima de tudo, estão as 51 vítimas da tragédia, pessoas que mesmo sem a produção ter conhecido, certamente são dignas de memória. Que neste primeiro podcast, isso aconteça.

A versão em áudio deste material adaptado da reportagem tem pouco mais de 33 minutos de muitas histórias, desdobramentos e fatos que marcaram a história do Vale do Iguaçu. Ouça abaixo o conteúdo:

 

 


FICHA TÉCNICA

Direção

Caique Agustini

Roteiro e direção
Mariana Honesko , Gabrielly Cesco

Produção
Mariana Honesko, Gabrielly Cesco, Ana Cabral

Edição de áudio
Alvaro Moreira

 Edição visual

Vinicius Gabriel de Ramos

Tempo

33’55”

Realização

CBN Vale do Iguaçu

Jornal O Comércio

Grupo Verde Vale de Comunicação


 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta