Associação União de karatê investe em estrutura

Projeto apresentou novos equipamentos para treinos e competições

(Foto: Ricardo Silveira).
(Foto: Ricardo Silveira).

Realizado a 12 anos no Vale do Iguaçu, o projeto da Associação União de karatê amplia sua estrutura para a sequência de seu trabalho social. Nesta semana, a direção apresentou novos equipamentos adquiridos para treinamentos e competições.

O projeto

Criado para promover a prática esportiva para crianças de baixa renda, o projeto de karatê iniciou em 2008 ainda com o nome de Jovem Cidadão na associação do bairro Rio d’Areia, em União da Vitória.

As aulas passaram a ser realizadas na associação da Companhia Paranaense de Energia  (Copel), em 2011, permanecendo até 2015. Com o passar do tempo, a iniciativa  ganhou força, novos alunos passaram a integrar o projeto e os responsáveis perceberam a necessidade de buscar mecanismos para seguir essa evolução.

Neste período, além dos treinamentos voltados ao social, o projeto começou a participar de competições oficiais. Diversos atletas se destacaram em etapas do Campeonato Paranaense, além de eventos nacionais.

karate-esporte-uniaodavitoria (1)Com o aumento de competições e atletas, a estrutura já não era suficiente, com isso, os representantes decidiram pela criação de uma associação.

Dessa forma, seria possível a busca por recursos públicos a serem aplicados no projeto. A mudança fase fez também que o nome do projeto mudasse. Nascia então, a Associação União de Karatê.

Sob o comando do professor de educação física, e atleta Wlademiro Parastchuk Júnior, o projeto foi ampliando sua visibilidade e consequentemente sendo uma das referencias na modalidade em todo o Vale do Iguaçu.


Estrutura

E para celebrar o novo momento da associação, foram apresentados nesta semana na igreja Bola de Neve, os novos equipamentos adquiridos com os recursos do poder público, no caso indicação da Câmara de Vereadores.

O local para a apresentação é especial para o projeto, pois a igreja Bola de Neve cedeu em 2016 sua estrutura para a realização dos treinamentos.

“A igreja nos abriu as portas, temos uma gratidão muito grande por isso e nos motiva para seguir em frente”, disse Parastchuk Júnior.

Os matérias como luvas, kimonos, camisetas para apresentações e competições fazem parte dos equipamentos entregues.  “Conseguimos com os recursos repassados pelo poder público adquirir vários equipamentos e novos estão por vir”, enfatizou.

Neste processo de formalização da Associação, a Secretaria de Assistência social de União da Vitória auxiliou a diretoria.

No evento dessa semana, a secretária da pasta, Ana Cláudia Portes Roveda, enfatizou a importância de proporcionar o esporte para as crianças carentes.

“O esporte além de proporcionar qualidade de vida para as crianças é um instrumento fundamental para a inclusão, pois muitos são de baixa renda e por meio do projeto tem acesso a inúmeras oportunidades”, afirmou.

Esporte na pandemia

Como qualquer outra atividade, os trabalhos da Associação União de Karatê também foram afetados com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Assim, a direção precisou adotar medidas para amenizar a questão.

“A partir do momento que as atividades puderam voltar a ser realizadas, adotamos as medidas necessárias, dividimos turmas, reforçamos a orientação para os alunos e felizmente estamos tendo resultados expressivos”, diz Parastchuk Júnior.

Com o fim do ano se aproximando, o foco para competições está voltado para 2021. Enquanto isso, a associação segue sua rotina de treinamentos buscando novos conquistas e oportunizando o esporte no Vale do Iguaçu.

Local de treinamento: Igreja Bola de Neve

Rua Marechal Deodoro, nº 947

Segunda, quarta e sexta-feira

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta