Atividades esportivas seguem restritas na Pandemia

Órgãos de saúde orientam não realização de eventos esportivos amadores em locais particulares

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Pixaby).
(Foto: Pixaby).

Os aguardados encontros esportivos do fim de semana saíram de cena com a pandemia do coronavírus (Covid-19) em março. Amistosos e competições amadoras foram interrompidas seguindo os protocolos das Secretarias de Saúde.

Lá se vão seis meses sem ‘bater aquela bolinha” como gostam de falar os apaixonados pelo futebol, ou simplesmente aguardam o momento para descontrair com os amigos.

No Vale do Iguaçu são inúmeros os grupos que praticam o futebol, futsal, futebol sete, basquete ou vôlei em suas associações, clubes ou até mesmo locam horários durante a semana.

Competições foram interrompidas e outras bastante aguardadas pela comunidade esportiva sequer começaram, casos do Campeonato Varzeano de futebol, Cascudão de Futsal e Campeonato de Futebol Sete do Escurinho.

Sem a previsão de quando a pandemia vai acabar, secretarias e departamentos esportivos viram com o passar dos meses que dificilmente essas competições devem acontecer em 2020.

Seguindo as determinações de decretos das Secretarias Estaduais de saúde do Paraná e Santa Catarina, os municípios de União da Vitória e Porto União, determinaram a suspensão de atividades esportivas a partir do momento mais crítico da pandemia.

Ate a simples caminhada ou passeio de bicicleta houve orientação para serem evitados.

Decisões

Em Santa Catarina as atividades coletivas – vôlei, basquete, futebol – seguem suspensas em todas as regiões. Tanto que espaços públicos como ginásios, estádios foram fechados para acesso dos esportistas.

Em Porto União um decreto municipal estabelece a continuidade da restrição de atividades. Em contrapartida atividades individuais ou sem contato direto como ciclismo, xadrez, bocha, bolão, natação, atletismo, estão autorizadas a acontecer.

O Departamento Municipal de Esportes (DME) promoveu nesta semana a reabertura do estádio Armando Sarti, para atividades de caminhada e corrida.

Em União da Vitória qualquer atividade esportiva segue suspensa. Espaços públicos como ginásios e o estádio Municipal Antiocho Pereira estão interditados pela Secretaria Municipal de esportes.

Em ambos os municípios, a orientação dos órgãos de saúde é pela não realização de eventos esportivos amadores em locais particulares.

Esporte profissional

Diferente das competições amadoras, eventos profissionais foram retornando gradativamente seguindo os protocolos de saúde. Os campeonatos estaduais de futebol interrompidos no mês de março, foram retomados nos meses de junho e julho.

Porém, esse retorno contou com restrições de acesso de profissionais de imprensa, integrantes das comissões técnicas, e principalmente a proibição da presença de torcedores nos estádios.

Também foram intensificados os testes nos atletas dias antes dos jogos e aferição da temperatura de todos os envolvidos antes de cada partida.

O retorno de torcedores aos estádios vem sendo discutido em todo o Brasil. A maioria dos clubes é reticente a proposta. Nessa semana a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conseguiu autorização do Ministério da Saúde para o retorno dos torcedores, adotando a capacidade mínima de 30% das arquibancadas.

Exemplos no mundo

A Alemanha foi o primeiro país a retomar o futebol profissional em meio a pandemia. A organização da Bundesliga – Campeonato Alemão – intensificou testes nos atletas, direcionou jogos para cidades em que a situação da doença respiratória estava neutralizada.

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) foi além e definiu sedes únicas para suas competições continentais. Os confrontos decisivos da Liga dos Campeões da Europa e Liga Europa foram realizados em Portugal e Alemanha, respectivamente.

Já a organização da National Basketball Association (NBA) concentrou na reta final da fase regular e playoffs, atletas, dirigentes e imprensa no Resort da Disney World, em Orlando, na Flórida.

Até o momento nenhum caso foi registrado de contaminação do coronavirus e a ‘Bolha da NBA’ vem sendo considerada pela imprensa internacional como mais bem sucedido protocolo esportivo adotado em meio a pandemia.