Atleta mais velha do JAPS defende três pênaltis e Paulo Frontin avança

Goleira Vera Lucia foi decisiva para garantir a vaga da equipe na próxima fase dos Jogos

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: João Vitor Rezende).
(Foto: João Vitor Rezende).

A equipe do futsal feminino de Paulo Frontin está na semifinal da etapa regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). A vaga veio nos pênaltis contra Bituruna, time da casa, após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Perto de completar 55 anos de idade, a goleira e atleta mais velha da competição, Vera Lucia Falk, foi a destaque da partida ao defender três cobranças jogando contra a pressão do ginásio cheio no último sábado (29). Com a segunda vitória (as duas nas penalidades), as frontinenses garantiram a primeira posição do Grupo A.

A jogadora reside em União da Vitória, onde tem um projeto social, mas foi convidada para jogar por Paulo Frontin. Na infância e adolescência, Vera também era goleira, mas de handebol. Porém, ao se casar, tornou a família como prioridade e se afastou das quadras. Depois dos 30 anos de idade, decidiu voltar mas agora no esporte da bola pesada.

goleira-verafalk-esporte3

Mesmo com a grande diferença de idade em relação a maioria das demais companheiras, Vera conta que o tratamento é igual com todas as atletas. “A minha relação com elas é ótima. Vejo elas no mesmo patamar que eu, sou atleta como elas, não vejo diferença. São mais de 20 anos no JAPS, é só troca de experiências. Elas me respeitam, tem em mim uma confiança muito grande, assim como a equipe que treino em União da Vitória”, relata.

Ao fim do confronto, a arqueira foi homenageada e recebeu uma medalha simbólica, marcando o que deve ser seu último Jogos Abertos.

“Eu acho que a idade está na cabeça das pessoas. A minha pretensão é de que esse seja meu último JAPS, mas todo mundo está duvidando. Quero continuar ‘brincando’, mas sem jogar em competições de alto nível aqui, pois também tenho outras competições em Santa Catarina e pra mim fica um pouco pesado”, explica a goleira.

Por fim, Vera ainda manteve seu característico bom humor: “Estou aqui com o maior orgulho, só tenho a agradecer pelo convite. Com 55 anos, acho que eles deviam confiar em uma goleira mais nova, não é?”, brincou a atleta.

SEMIFINAIS
Um sorteio foi necessário para definir a quarta vaga nas semifinais do futsal feminino dos Jogos Abertos. Além de Paulo Frontin, União da Vitória e Laranjeiras do Sul conquistaram o primeiro lugar de suas chaves. Guarapuava e Rebouças tiveram campanhas idênticas, empatando no número de pontos e critérios de desempate. Com isso, foi necessário um sorteio para definir o avanço das guarapuavanas.

CONFRONTOS

FUTSAL FEMININO | SEMIFINAIS | 06/07
União da Vitória x Guarapuava – Ginásio Paulo Roberto Geyer – 15h
Laranjeiras do Sul x Paulo Frontin – Ginásio Paulo Roberto Geyer – 16h15

FUTSAL MASCULINO | QUARTAS DE FINAL | 05/07
União da Vitória x Paulo Frontin – Ginásio Nelson da Luz – 19h
Campina do Simão x Laranjeiras do Sul – Ginásio Nelson da Luz – 20h15
Pinhão x Cruz Machado – Ginásio Paulo Roberto Geyer – 19h
Guarapuava x Bituruna – Ginásio Paulo Roberto Geyer – 20h15

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Bituruna.