Carlos Alcaraz: o mais jovem tenista a virar o melhor do mundo

·
Atualizado há 2 anos

Espanhol de 19 anos acabou de conquistar o US Open

Boa parte dos canais esportivos e de sites de apostas como bet365 saque mínimo estavam de olho na final do US Open, o Aberto dos EUA, um dos principais torneios de tênis do mundo. Para além da importância que o evento carrega em sua história, os amantes do esporte estavam de olho na exibição de um dos maiores nomes da modalidade surgido nos últimos anos: Carlos Alcaraz.

O espanhol de 19 é tido como o futuro da modalidade e parte desse prognóstico se confirmou hoje, quando ele venceu o norueguês Cásper Ruud por 3 sets a 1 e ficou com o título da competição. Com o resultado, Alcaraz chegou ao posto de primeiro colocado no ranking da ATP, a associação profissional que organiza o tênis profissional ao redor do mundo. Mas você conhece a história de Carlos Alcaraz?

Carlos Alcaraz Garfia nasceu em 5 de maio de 2003, em El Palmar, Múrcia. Seus pais são Carlos e Virginia, e ele é um dos quatro irmãos junto com Álvaro, Sérgio e Jaime. Ele sempre faz questão de ressaltar a importância da família em suas vitórias.

Alcaraz começou a jogar tênis aos quatro anos de idade, influenciado por seu pai – que já esteve entre os 40 melhores da modalidade na Espanha. Seus ídolos de infância foram Nadal, com quem compartilha seu gosto por quadras de saibro, e Roger Federer, especialista em grama.

O espanhol se profissionalizou em 2018 aos 15 anos. Começou jogando ITF Futures e ATP Challengers e depois jogou seu primeiro evento ATP em 2020 no Rio de Janeiro. Ali, o atleta já chamou a atenção do público brasileiro por seu estilo arrojado e a maneira como não desistia de nenhuma jogada.

Apesar da pouca idade, Alcaraz já coleciona algumas conquistas. Ele ganhou seu primeiro título ATP em Umag no ano passado. Ele também se tornou o mais jovem vencedor do título na história de Umag e o terceiro mais jovem vencedor do ATP desde 2000.

Ele conquistou seu segundo título no Rio de Janeiro em fevereiro deste ano, derrotando Diego Schwartzman na final. Ao longo do ano, também venceu torneios em Miami, Barcelona e Madrid.

Agora, Alcaraz lidera o ranking mundial à frente do russo Daniil Medvedev; do alemão Alexander Zverev, fora do circuito após lesão em Roland Garros; do grego Stefanos Tsitsipas; de Casper Ruud, cujo vice-campeonato garante a segunda posição; e de Rafael Nadal.

“Sonhei com isso desde criança. Ser número um, conquistar um Grand Slam. É difícil falar”, disse Alcaraz após a conquista. “Sempre disse que não há tempo para estar cansado. Você precisa dar tudo que você tem.” Ao final, ele agradeceu, em espanhol, aos compatriotas que viajaram para vê-lo.