‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”

Livro traz a história da Associação Atlética Iguaçu

·
Atualizado há 3 anos

Jair da Silva, Craque Kiko
Jair da Silva, Craque Kiko

Histórias de bastidores, jogos, relatos de torcedores. Tudo isso faz parte do livro ‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”. A obra de autoria do ex-atleta Jair da Silva, o Craque Kiko, da o ponta pé para as comemorações dos 50 anos da Associação Atlética Iguaçu que acontece em agosto de 2021. (Assista a live de lançamento do livro no fim da reportagem).

O livro

A pesquisa iniciou juntamente com a fundação da Associação Atlética Iguaçu em 15 de agosto de 1971. Kiko, morava próximo ao estádio Enéas Muniz de Queiroz, o Campo do Ferroviário, local onde foi a casa da equipe até meados da década de 80.

“Morava perto do estádio e acompanhava treinos, jogos, com isso, fui guardando na memória grandes momentos”, disse.

Livro da ‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”
Livro da ‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”

Além da memória, Kiko teve acesso a arquivos de jornais da época, entre eles O Comércio. Visitas a sede da Federação Paranaense de Futebol, em Curitiba, também fizeram parte de seu garimpo de informações.

“Fui na federação, jornais da capital, tive acesso a sumulas, fotos, um material riquíssimo que deu base para o livro”, afirmou.

Claro, que as conversas com ex-atletas, dirigentes e torcedores da Pantera do Vale, renderam inúmeras histórias para a obra.

”Nas conversas conseguimos eleger a seleção de todos os tempos do Iguaçu, foram inúmeros questionários e o resultado foi muito bom”, destacou.

Esporte e social

Além de oferecer conhecimento esportivo, o projeto também tem o cunho social, pois a renda com a venda dos exemplares será revertida para uma instituição filantrópica de União da Vitória.

A escolhida foi Associação Recanto da Sobriedade (Ares), localizada no bairro São Bernardo. A instituição auxilia pessoas com dependência de drogas licitas, ilícitas e portadores de doenças mentais.

“Conclamamos todos que gostam do Iguaçu que possam nos ajudar nessa causa”, diz.

Livro lançado

Devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), o livro foi lançado em uma live nos estúdios do Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv. A instituição foi responsável pelo trabalho de correção ortográfica e diagramação da obra.

Os interessados em adquiri a obra podem encontrar na banca do Pilão, ao lado da Câmara de Vereadores de União da Vitória, e nas redes sociais do Jair da Silva, o Craque Kiko.

CONFIRA ABAIXO A LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO