‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”

Livro traz a história da Associação Atlética Iguaçu

Jair da Silva, Craque Kiko
Jair da Silva, Craque Kiko

Histórias de bastidores, jogos, relatos de torcedores. Tudo isso faz parte do livro ‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”. A obra de autoria do ex-atleta Jair da Silva, o Craque Kiko, da o ponta pé para as comemorações dos 50 anos da Associação Atlética Iguaçu que acontece em agosto de 2021. (Assista a live de lançamento do livro no fim da reportagem).

O livro

A pesquisa iniciou juntamente com a fundação da Associação Atlética Iguaçu em 15 de agosto de 1971. Kiko, morava próximo ao estádio Enéas Muniz de Queiroz, o Campo do Ferroviário, local onde foi a casa da equipe até meados da década de 80.

“Morava perto do estádio e acompanhava treinos, jogos, com isso, fui guardando na memória grandes momentos”, disse.

Livro da ‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”
Livro da ‘Da caserna para ser a alegria de um povo – o rugir da pantera azul dourada”

Além da memória, Kiko teve acesso a arquivos de jornais da época, entre eles O Comércio. Visitas a sede da Federação Paranaense de Futebol, em Curitiba, também fizeram parte de seu garimpo de informações.

“Fui na federação, jornais da capital, tive acesso a sumulas, fotos, um material riquíssimo que deu base para o livro”, afirmou.

Claro, que as conversas com ex-atletas, dirigentes e torcedores da Pantera do Vale, renderam inúmeras histórias para a obra.

”Nas conversas conseguimos eleger a seleção de todos os tempos do Iguaçu, foram inúmeros questionários e o resultado foi muito bom”, destacou.

Esporte e social

Além de oferecer conhecimento esportivo, o projeto também tem o cunho social, pois a renda com a venda dos exemplares será revertida para uma instituição filantrópica de União da Vitória.

A escolhida foi Associação Recanto da Sobriedade (Ares), localizada no bairro São Bernardo. A instituição auxilia pessoas com dependência de drogas licitas, ilícitas e portadores de doenças mentais.

“Conclamamos todos que gostam do Iguaçu que possam nos ajudar nessa causa”, diz.

Livro lançado

Devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), o livro foi lançado em uma live nos estúdios do Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv. A instituição foi responsável pelo trabalho de correção ortográfica e diagramação da obra.

Os interessados em adquiri a obra podem encontrar na banca do Pilão, ao lado da Câmara de Vereadores de União da Vitória, e nas redes sociais do Jair da Silva, o Craque Kiko.

CONFIRA ABAIXO A LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta